Carateca serrano fatura prata no Pan do Uruguai e garante vaga para Mundial em Dubai

Compartilhe:
Rafael kendy kimura, do Paraná, Lucas da Silva Santos, São Paulo e Bruno Conde, do Espírito Santo, faturaram medalha de prata na modalidade Kata por equipe. Foto: Divulgação

O carateca serrano Bruno Conde está confirmado no Mundial Sênior de Karatê 2021 que acontecerá de 15 a 21 de novembro nos Emirados Árabes, em Dubai. A vaga para o Mundial veio depois da vitória do atleta da Serra no Pan-Americano de Karatê Sênior disputado no Uruguai, em Punta del Este.

No Uruguai, o morador de Manguinhos, na Serra, foi o representante do Espírito Santo vestindo o uniforme da Seleção Brasileira ao lado dos atletas Rafael Kendy Kimura, do Paraná e Lucas da Silva Santos, de São Paulo. O trio faturou a medalha de prata na modalidade Kata disputada por equipes.

A modalidade Kata é uma sequência de movimentos — técnicas de ataque e defesa — cujo intuito é proporcionar ao praticante o aprendizado mais aprofundado da arte e, simultaneamente, experiência de luta.

O Pan-americano é o terceiro campeonato disputado por Conde pós-pandemia da Covid-19. “Competi além do Pan, três campeonatos nacionais e agora seguimos fortes para o Mundial e nossa expectativa é de disputar medalha. Estamos bem animados”, disse o atleta.

Para alcançar resultados positivos em sua carreira, Bruno Conde, é incansável e tem uma rotina de treino puxada. “Geralmente eu faço três treinos por dia, diminuímos para dois treinos, porque cortamos o treino físico neste momento. Fazemos um treino técnico, logo pela manhã, com duração de cerca de duas horas e outro a tarde como mesmo tempo. Antes fazíamos um terceiro treino físico com duração de uma hora. Mas neste momento estamos focando nos treinos técnicos”.

Bruno, tem 22 anos, é atleta da Confederação Brasileira de Karatê e recebe auxílio do programa Bolsa Atleta do Governo do Estado e tem bolsa na Faculdade UCL.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também