Capixabas poderão ser vacinados com Butanvac, que além de Covid-19, imuniza contra gripe

Compartilhe:
Vandinho foi ao Butantan para articular vacinação em massa no ES. Foto divulgação

Até o final deste ano, os capixabas podem ser imunizados com a Butanvac, vacina que está sendo produzida pelo Instituto Butantan, com insumos 100% nacionais. Essa expectativa tem como base a visita do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) ao órgão, na última quarta-feira, ocasião em que o parlamentar ressaltou o interesse do Estado em adquirir o imunizante, recebendo sinalização positiva da diretoria do instituto.

Ao levantar a questão, Vandinho lembrou que o próprio governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), após uma indicação sua, formalizou, em abril deste ano, o interesse em comprar 4 milhões de doses da vacina Butanvac, conforme divulgação feita pelo próprio chefe do Executivo estadual, à época.

Em resposta ao questionamento do deputado a respeito da disponibilização da vacina para estados e municípios, o diretor de estratégia jurídica do Butantan, Paulo Capelotto, disse que, inicialmente, se houver interesse do governo federal em adquiri-la, a expectativa é de que as primeiras doses do imunizante sejam destinadas para o cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI). No entanto, segundo ele, isso não é um impeditivo para a aquisição por parte de outros entes federativos.

“Se houver interesse do governo federal para o PNI, é para o PNI que deve ser vendida a produção, o que não quer dizer que não vendamos excedentes para outros estados e municípios do Brasil”, afirmou.

Para Vandinho, essa sinalização do Butantan vem trazer esperança para um avanço ainda maior no enfrentamento da pandemia no Estado. ”É uma vacina que será a mais barata do mercado, mesmo sendo uma das mais seguras. Com isso, teremos a oportunidade de vacinar mais pessoas em um período menor de tempo, o que poderá antecipar o retorno à normalidade, além de salvarmos mais vidas. Vale ressaltar que a Butanvac também irá imunizar contra a influenza (gripe) o que é uma novidade que estamos trazendo”, disse o deputado.

Segundo a diretoria do Butantan, a expectativa é de que vacina, que está em fase final de testes, e que ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), chegue ao mercado entre os meses de novembro e dezembro.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também