Capixaba lança livro sobre história dos negros

0
O livro “Negros no Espírito Santo”, de Cleber Maciel, será lançado nesta terça-feira (23) às 19h no Palácio Anchieta. Foto: Divulgação
O livro “Negros no Espírito Santo”, de Cleber Maciel, será lançado nesta terça-feira (23) às 19h no Palácio Anchieta. Foto: Divulgação

A trajetória histórica dos negros nas terras capixabas é o tema da obra “Negros no Espírito Santo”, do professor e pesquisador Cléber Maciel, que será lançado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), às 19h, no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta terça-feira (23).

O evento acontece dentro da programação “Agosto da Cultura”, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O livro, uma versão ampliada da edição original de 1994, é uma publicação da linha editorial “Coleção Canaã”, volume 22, do APEES.

Cléber Maciel afirmou – na introdução – que o seu objetivo é abordar as origens africanas, bem como a escravidão, as contribuições culturais e o racismo e, por meio desses elementos, repensar o papel que os negros podem desempenhar frente à sociedade brasileira. “Entretanto, muito mais que organizar dados, o trabalho pretende mostrar que, apesar do extermínio escravista, do massacre racista e da exploração discriminatória, os negros capixabas continuam lutando e trabalhando, construindo e enriquecendo os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos”.

Nesta segunda edição foram agregados novos textos prefaciais e posfácio nos quais se tem a exposição de pesquisas e reflexões recentes que atualizam os assuntos explorados como, por exemplo, a luta dos quilombos pelos direitos territoriais e culturais e os agrupamentos em torno dos direitos ao patrimônio cultural afro-brasileiro, como o jongo, caxambu, ticumbi e congo. Atuaram como colaboradores os seguintes pesquisadores: José Elias Rosa dos Santos, Milena Xilibe Batista, Gustavo Henrique Araújo Farde, Sérgio Pereira dos Santos, Andrea Bayerl Mongim, Suely Bispo e Sandro José da Silva.

Além dos textos que contextualizam os movimentos relativos à luta dos afrodescendentes no Espírito Santo nas duas últimas décadas, foram agregadas à nova edição diversas fotografias que ilustram as manifestações culturais e personagens representativos da cultura negra, incluindo-se quatro registros fotográficos sobre a visita do Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, ao Estado em 1991, durante o governo de Albuíno Azeredo, o primeiro governador negro capixaba.

Serviço

 Lançamento do livro  “Negros no Espírito Santo”, de Cleber Maciel – 2 º Edição (23/08)|

Local: Palácio Anchieta, Centro de Vitória

Data: terça-feira, 23 de agosto

Horário: 19h.

Entrada Franca.

Comentários