Capixaba Carol Lemke lança o EP com cinco faixas sobre diferentes formas de amor

Compartilhe:
Carol Lemke
O trabalho de Carol Lemke é resultado de seis anos de composições, gravações e parcerias com grandes nomes da música do Espírito Santo e de São Paulo. Crédito: Divulgação Melina Furlan

A cantora e compositora capixaba Carol Lemke, de 24 anos, lança seu primeiro EP, intitulado Azulejo, com cinco faixas inéditas. O trabalho é resultado de seis anos de composições, gravações e parcerias com grandes nomes da música do Espírito Santo e de São Paulo.

Com produção musical de Louzada e coprodução da própria artista, o EP marca uma nova fase na carreira de Carol, que amadurece sua sonoridade e entrega uma obra que celebra o amor em suas múltiplas formas.

“Desde o começo da produção, senti que esse EP teria outro formato. Ele conta histórias de amor: de perto, à distância, o amor próprio e o amor quando acaba”, explica Carol, que contou com o apoio do fonoaudiólogo e amigo Marcel Vaccari durante o processo de criação.

Azulejo: o amor como arte em transformação

O produtor Louzada faz uma analogia entre o processo de criação de um azulejo e as fases do amor retratadas nas músicas. “O azulejo é feito de pedaços queimados que passam por altas temperaturas até se tornarem algo belo. O amor é igual: precisa passar por intensidades para ser construído. Da mesma forma que o azulejo é moldado pelo fogo, o amor também é”, afirma.

O nome Azulejo surgiu de forma espontânea durante as composições. “A gente estava compondo e começou a brincar com a palavra, falando errado, tipo ‘ajulejo’ (risos). Gostamos tanto que acabou virando o nome oficial do EP, porque marcou todo o processo de produção e gravação”, relembra Carol ao TN.

Nova fase musical

Diferente das produções anteriores, Carol Lemke deixa de lado a fase dos instrumentos acústicos para investir em um pop digital mais contemporâneo, com beats e influências internacionais.

“Eu vinha muito nessa pegada de pop leve, com instrumentos de verdade, inspirada em artistas como Anavitória. Mas percebi que, apesar de admirar esse estilo, não me representava mais. Em 2024 encontrei minha identidade: gosto do pop internacional, de músicas com batidas fortes”, revela.

Parcerias e trajetória

Entre os sete singles já lançados por Carol, as faixas “Eu”, “De Leve” e “Ontem” foram lançadas pelo selo Youngr Records, de Bruno Martini — atração confirmada no Lollapalooza 2025 — e Gabi Bonadio, filha de Rick Bonadio.

A artista também trabalhou com o produtor capixaba Rodolfo Simor (na faixa Eu), Sérgio Fouad (produtor de Titãs e Jota Quest) e Bruno Câmara (produtor do cantor Daniel).

A relação de Carol Lemke com a música começou cedo. “Comecei no piano clássico aos 4 anos. Aos 7 entrei na musicalização infantil da Fames. Quando tinha 9, me mudei para o Rio e, no ano seguinte, pedi um violão para o meu pai. Aprendi sozinha, vendo vídeos no YouTube”, relembra.

Em 2016, ela fez sua primeira composição, incentivada pelos pais, e dois anos depois gravou pela primeira vez em estúdio.“Sempre gostei de instrumentos e quis aprender tudo. Depois que comecei a compor, descobri que minha verdadeira paixão era criar músicas”, completa.

Ficha técnica – EP Azulejo

  • Intérprete: Carol Lemke
  • Produção musical: Louzada
  • Coprodução: Carol Lemke
  • Composições: Carol Lemke e Louzada
  • Engenharia de áudio: Louzada
  • Participações: Leonardo Chamoun (coautor da faixa Distância) e Breno Fazio (violão na faixa Azulejo)
  • Capa: Lucas Mota
  • Fotos: Melina Furlan

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também