Caos no SUS: Vandinho defende que Hospital Infantil da Serra se torne centro contra coronavirus

Compartilhe:
O hospital Materno Infantil: previsão para inaugurar obra é em fevereiro de 2020. Foto: Divulgação PMS
Deputado Vandinho Leite Foto: Lucas Silva

“O Governo vai esperar que ocorra um colapso no sistema de saúde pública – como está acontecendo na Itália, para tomar uma atitude? Se China a construiu um hospital em 10 dias para combater o coronavirus, por que no Espírito Santo não pode terminar uma obra de hospital que já dura 6 anos?”.

Esse é o questionamento do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB). Ele protocolou na tarde de hoje (17) uma indicação ao Governo do Estado para que se firme um convênio com Prefeitura da Serra em caráter de excepcionalidade visando transformar o Hospital Infantil da Serra – ainda em obras, num centro de especialidade para tratamento do coronavirus.

De acordo com ele, essa medida abriria mais 120 leitos para atender pessoas infectadas com o vírus, “em um local de fácil acesso para a população, ampliando para o dobro do previsto pelo próprio Estado, tendo em vista que fora anunciado o total de 120 vagas para pacientes em estado grave em todo o nosso território”, argumenta o deputado.

Ainda segundo o parlamentar essa medida iria ajudar em um hipotético caos no sistema de saúde público devido a um contagio generalizado, assim como ocorreu em outros países como a Itália. “Ou seja, por prudência e cautela, a medida reforça a segurança da população capixaba no enfrentamento a esta pandemia.”

Vandinho ainda disse que a união de esforços do Estado com o Município de Serra pode salvar vidas, “criando 100% mais vagas de leitos para pacientes em estado grave vitimados eventualmente pelo coronavírus”. Atualmente o Hospital Infantil da Serra está em fase final de construção. A previsão da Prefeitura – que é a responsável pela obra, é que a inauguração ocorra ainda nesse 1º semestre do ano.

Detalhes do Hospital

Sugerido como centro de tratamento contra o coronavirus, inicialmente o hospital será ao atendimento de grávidas e bebês. A projeção é que se faça 8.700 partos por mês.

Município ainda está estudando como serão feitas as contratações. Foto: Everton Nunes

Quando inaugurado, o Hospital terá 135 leitos, sendo 60 maternos e 75 pediátricos. Segundo a Prefeitura, haverá também uma Política do Parto Humanizado, com a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante. Haverá o leito chamado “PPP”: Pré-parto, Parto e Pós-parto, ou seja, as gestantes permanecerão até sua alta com o recém nascido. O direito do acompanhante também está garantido.

Entre os serviços a serem oferecidos no novo hospital estão ultrassonografia e acompanhamento do recém-nascido (followup), cujo objetivo é detectar precocemente possíveis problemas que possam surgir após a alta.

O Hospital Materno Infantil contará ainda com banco de leite, todas as vacinas necessárias ao bebê, além dos testes de linguinha, orelhinha, pezinho, quadril, coraçãozinho e olhinho.

A unidade está sendo construída em Laranjeiras, em uma área de 25 mil metros quadrados. Será composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também