[secondary_title]

Campanha quer mostrar importância de doação de córneas no Terminal de Laranjeiras

- PUBLICIDADE-

Com a finalidade de evidenciar a importância da doação de córneas, a Secretaria da Saúde (Sesa) realizará ações para divulgação da campanha “Renove um olhar. Seja um doador de córnea”, nos terminais do sistema transcol de Itaparica, Jardim América e Laranjeiras.

A ação acontece nesta quinta-feira (26) no Terminal de Laranjeiras, na Serra, das 14h30 às 17h30. Será montado um estande onde as pessoas poderão se informar e tirar dúvidas em relação à doação de córnea, tirar fotos e acessar um QR Code com filtro para postar nas redes sociais sobre a campanha.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, explica que o transplante de córnea é fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão, sendo imprescindível o destaque à campanha para que a população se conscientize sobre a importância de falar sobre o assunto.

Em 2022, até o dia 20 de maio, foram realizados 81 transplantes de córneas. Já nos anos de 2021, 2020 e 2019 foram transplantados 272, 130 e 236 córneas, respectivamente.

No Estado, há dois bancos de olhos: um no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e outro no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM).

“É necessário que a população se conscientize, pois o transplante é uma forma de retomada das atividades de muitos pacientes. O programa brasileiro de transplante de órgãos e tecidos é um dos maiores programas públicos do mundo e tem um papel importante na saúde pública do Estado”, explicou a coordenadora.

Um doador desse tecido, que deixa os familiares cientes da vontade de ser doador, é capaz de atender até duas pessoas que aguardam por essa oportunidade.

Até o último dia 20, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) contabilizou 600 pessoas à espera de uma córnea, número esse que cresce a cada dia.

Segundo a médica especialista em oftalmologia do Centro Regional de Especialidades (CRE), Caroline Barros, a córnea é um tecido transparente que está na frente dos olhos e quando uma doença rouba a sua transparência e até causa perfurações neste tecido, pode acarretar a perda total da visão.

“O objetivo do transplante é substituir uma porção da córnea doente por uma saudável. Não é o olho todo que é transplantado, apenas tecidos, além disso, qualquer pessoa pode doar. Hoje, o transplante de córneas é muito ocorrente no mundo. O banco de olhos seleciona as córneas e avalia a qualidade, tudo a princípio, após a morte. É fundamental sempre deixar os familiares cientes, em vida, do desejo de doar”, ressalta a oftalmologista.

Doenças oculares

São diversas as doenças que podem ser tratadas com o transplante de córneas, uma delas é a Ceratocone, que leva à deformidade progressiva da córnea, podendo causar opacidades graves, dor e cegueira.

Além da Ceratocone, outras doenças frequentes na visão são a Ceratopatia Bolhosa, que ocasiona a descompensação da córnea, com presença de edema e diminuição da visão, devido à falência do endotélio da córnea, podendo ocorrer como complicação após cirurgia de catarata ou distrofia de Fuchs; e os acidentes ou infecções como traumatismos, perfurações, queimaduras químicas, infecções por herpes, entre outras podem levar à opacidade da córnea e cegueira.

Diga ‘sim’ à doação

 

Seus familiares precisam estar cientes da sua vontade de ser um doador, pois são eles quem vão autorizar a captação dos órgãos, após constatação do óbito.

A cirurgia de transplante de córnea consiste na troca da córnea doente por outra sadia e transparente, com o objetivo de restabelecer a visão. Aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas.

Todas as córneas doadas são cadastradas, avaliadas e preservadas pelos Bancos de Olhos. Por meio do Sistema Informatizado de Gerenciamento de pacientes, é feita a seleção do receptor, obedecendo a uma fila única estadual.

Confira a programação

– 26/05/2022: Terminal de Laranjeiras, das 14h30 às 17h30;

– 27/05/2022: Na Faesa, das 16h30 às 20h;

– 31/05/2022: Na garagem da Viação Grande Vitória, das 15h às 17h;

...

Curta-metragem premiado ‘Encruzilhadas do Caos’ será exibido gratuitamente na Serra

O premiado Encruzilhadas do Caos, do diretor e roteirista Alexander S. Buck, será exibido na Serra gratuitamente para quem quiser conferir o curta-metragem que...

Samba na Varanda reúne 4 grupos de pagode para animar shopping da Serra

Nos próximos dias 27 e 28, vai ter Samba na Varanda com diversas atrações no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra. O evento...

Andaluz, indústria da Serra, abre vagas de emprego com salário de R$ 1.982

A Andaluz, empresa especializada na fabricação de produtos para o setor elétrico, está com processo seletivo aberto para a contratação de novos funcionários e...

Realidade do RJ é trágica, mas abre excelentes oportunidades econômicas para Serra

Não é necessário estar muito informado para saber que o Rio de Janeiro enfrenta profundas instabilidades governamentais. De questões de segurança pública a diversos...

Nova Almeida terá quatro dias de liquidação a partir desta quinta

Começa nesta quinta-feira (18), às 16 horas, o Liquida Nova Almeida, um encontro de empreendedores da região que vai oferecer descontos em produtos diversos...

Secretaria de Educação: novo concurso oferta 1.000 vagas e salários de R$ 5.500

A Secretaria de Educação (Sedu) está nos preparativos para lançar um concurso público que oferecerá cerca de 1.000 vagas, com remunerações que podem alcançar...

Com iniciativa inédita, Câmara da Serra vai emprestar abafadores de ruídos para autistas

A Câmara da Serra deu um passo importante e inédito para atender pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Casa de Leis...

Cesar Baldan grava sambas e baiões em primeiro álbum solo

Com 20 anos de atuação na cena musical capixaba, o cantor, compositor e instrumentista Cesar Baldan passeia com desenvoltura pelos ritmos brasileiros em seu...
Anúncio
close-link