As câmeras instaladas no interior do coletivo incendiado na noite deste sábado (20) em José de Anchieta III, Serra, registraram três pessoas envolvidas no crime. Pouco tempo depois, outro coletivo foi incendiado em José de Anchieta I.
De acordo com a Polícia Civil (PCES), um dos envolvidos, de 18 anos (camisa do Flamengo), foi rapidamente identificado e preso pela Polícia Militar, sendo autuado em flagrante por dano qualificado, associação criminosa e causar incêndio.
Em imagens é possível ver o momento em que os suspeitos cercam o coletivo, obrigam o motorista de onibus a descer e ateiam fogo no coletivo.
Em nota, a Polícia Civil (PCES) informa que a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Passageiros (DECCTP) segue investigado o caso, com o objetivo de identificar e prender os outros dois envolvidos. A população pode contribuir com informações por meio do Disque-Denúncia 181.
Leia também
Outros suspeitos presos
Conforme apurado pela equipe de reportagem do Jornal Tempo Novo, além dele, outros quatro suspeitos de de 21, 20, 59 e 21 anos, foram conduzidos ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e autuados em flagrante também por organização criminosa e incêndio qualificado.
Após os procedimentos de praxe, eles, assim como o suspeito de José de Anchieta, foram encaminhados ao sistema prisional. Vale ressaltar que as penas podem chegar até seis anos de reclusão fora o pagamento de multas, conforme previsto no Código Penal Brasileiro.
Quatro ônibus incendiados e um apedrejado
O primeiro ataque foi registrado durante a madrugada de sexta-feira (19), no bairro Nova Carapina I. Já no fim da manhã, outro ônibus foi incendiado na BR-101, na altura de Cidade Pomar.
Os ataques ocorreram após a morte de um suspeito durante ação da Polícia Militar em Cidade Pomar. Ainda na manhã de sexta, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) suspendeu a circulação nos bairros Cidade Pomar, Eldorado e Nova Carapina.
Na parte da tarde, os coletivos foram impedidos de deixar os terminais da Serra, em decisão tomada junto ao Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários). A operação só foi retomada horas depois, com reforço no policiamento e escolta aos ônibus.
Neste sábado, dois ônibus do Sistema Transcol foram incendiado na região de José de Anchieta. Um dos ônibus fazia a linha 843 e foi atingido na região conhecida como “inferninho”. O outro passava na rua Água Marinha, em José de Anchieta I.

