Câmara terá que divulgar votos dos vereadores na internet

Projeto de Resolução determina que seja disponibilizado link por meio do qual internautas terão acesso aos votos dos vereadores sobre todos os temas votados na
Compartilhe:
Nem sempre é possível acompanhar o voto de cada vereador no painel, que às vezes falha. Foto: Conceição Nascimento

Conceição Nascimento

Quem acompanha as votações da Câmara da Serra, muitas vezes fica confuso com o placar registrado no quadro, e nem sempre fica claro o posicionamento de cada parlamentar.

Mas um Projeto de Resolução (4/2018) promete por fim a este problema. Caso seja aprovada a matéria, será disponibilizado um link no site institucional da Câmara onde serão divulgados os votos de cada parlamentar sobre os projetos votados na Casa. A proposta é do vereador Nacib Haddad (PDT). 

O documento menciona que os votos devem ser divulgados nos casos de votações como Projeto Indicativo de Lei, Projeto de Lei, Decreto Legislativo, Projeto de Resolução, Emendas, Regime de Urgência (simples e  especial), eleição da Mesa Diretora e cassação de mandato. Os dados devem ser disponibilizados sem cadastro prévio do internauta.

O vereador fundamenta seu projeto na Lei 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação e na Constituição Federal. “Hoje a Câmara da Serra se encontra com dois pedidos de informações protocolados pelo Ministério Público requerendo votos de cada vereador em todas as deliberações. A aprovação desta Lei elimina a burocracia, amplia a transparência dos atos do Poder Legislativo e facilita o acesso à informação”, justificou o pedetista. 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também