“Educação e Planejamento Financeiro Pessoal” é o tema da palestra promovida pelo Procon da Câmara da Serra, nesta terça-feira (4), às 14h. O evento será realizado no auditório Paulo Pereira Gomes; é destinado aos servidores da Casa e é fruto de uma parceria com o Instituto Federal de Educação-ES (IFES) e a Comissão de Defesa do Consumidor do Legislativo.
A iniciativa é do vereador Rafael Estrela do Mar (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Consumidores e Contribuintes da Câmara Municipal da Serra, será realizada uma palestra sobre educação financeira e combate ao endividamento, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Procon da Câmara.
A proposta traz no seu bojo a importância de levar conhecimento financeiro acessível à população. “Hoje, o número de pessoas que sofrem com depressão ou ansiedade em razão de dívidas é muito alto. As finanças estão entre as principais causas de divórcios e problemas familiares, e o brasileiro, em geral, não foi ensinado a lidar com o dinheiro. Essa é uma realidade que precisamos mudar”, destacou Rafael Estrela do Mar.
Segundo o vereador, o primeiro passo desse projeto começa dentro da própria Casa, com foco nos servidores e terceirizados da Câmara da Serra, que, segundo ele, muitas vezes enfrentam as dificuldades do endividamento no dia a dia. Em seguida, o trabalho deve ser estendido às escolas, comunidades e aos consumidores atendidos pelo Procon da Câmara. Um dos principais problemas identificados pelo parlamentar é o alto índice de empréstimos consignados entre servidores públicos.
Leia também
A palestra tem como principal objetivo mostrar que o endividamento não é um caminho sem volta. Com planejamento, autocontrole e autoconhecimento, é possível reequilibrar as finanças e retomar a estabilidade emocional.
Além da parte teórica, o evento também contará com atendimentos personalizados, conduzidos por profissionais da área de finanças e psicólogos. O foco será identificar gatilhos emocionais de consumo e ajudar cada participante a desenvolver um plano individualizado de superação das dívidas, promovendo liberdade e consciência financeira.
“Essa é uma semente que estamos plantando, com o apoio do Ifes e do Procon, para que possamos transformar a relação das pessoas com o dinheiro e criar um ciclo de bem-estar e equilíbrio”, concluiu parlamentar.

