Câmara da Serra analisa instalação de botão de pânico nas escolas municipais

Compartilhe:
Foto: Divulgação

Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 283/2022, que pretende tornar obrigatória a instalação de dispositivos eletrônicos de segurança, botões de pânico, nas escolas do município. O projeto é de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT), que teve como motivação a onda de ataques contra escolas do município de Aracruz.

A ideia do vereador é que o equipamento seja utilizado pelos diretores e coordenadores das escolas municipais quando constatado perigo iminente, violência ou desastre nas escolas. O sinal de alerta é direcionado à central integrada da Guarda Civil Municipal da Serra.

O documento prevê ainda a instalação de dispositivo que acione sirene de alto volume no lado externo da escola pública, para chamar a atenção de pessoas e alertá-las sobre a possibilidade de ocorrência de ato de violência no local.

“Os números demonstram a importância de instrumentos para a proteção de todos que frequentam a escola, e outro viés a ser considerado é a valorização dos profissionais da educação. Esse sistema visa permitir uma ação rápida das forças de segurança, que será acionada imediatamente para o socorro à escola onde ocorra a violência”, justifica o parlamentar.

Segundo o projeto, o botão do pânico deve ser instalado em local da escola onde haja restrição por questão funcional de acesso a alunos. Esta precaução tem o objetivo de evitar o acionamento desnecessário que mobilizaria a Guarda Civil Municipal (GCM).

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também