Câmara adia votação sobre licença de vereadores durante a campanha

Compartilhe:
Vereadores governistas acusam a atual Mesa Diretora de engavetar o projeto. Foto: Conceição Nascimento
Vereadores estão adiando a votação do projeto. Foto: Conceição Nascimento

Conceição Nascimento

Embora tenham recebido a garantia de votação do projeto que autoriza licença durante o período eleitoral, os vereadores Alexandre Xambinho e Guto Lorenzoni (ambos Rede) não foram liberados pelo plenário da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (12), conforme aguardavam.

Os dois parlamentares querem que seus respectivos suplentes, Ericson Duarte (Rede) e Saulo Brum (PP) assumam os mandatos enquanto ambos se dedicam à campanha eleitoral. Xambinho disputa uma das 30 vagas de deputado estadual, enquanto Lorenzoni concorre ao cargo de deputado federal. 

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Durante a rápida sessão de segunda-feira (10), que durou 23m22, o veterano Luiz Carlos Moreira (MDB) solicitou a inclusão do projeto à pauta.

“O projeto é de interesse de vereadores e se refere ao afastamento neste período. Fizemos uma conversa com o vereador Nacib (PDT), que apontou uma emenda que fez ao projeto, bem colocada. Mas acho que temos que dar uma resposta aos vereadores nossos que são candidatos e podem ter essa oportunidade. Solicito que se já passou na Comissão, se a gente poderia [incluir na pauta]. Não adianta votar esse projeto quando estiver faltando uma semana para a eleição”, cobrou Moreira.

O presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Rede), explicou que a proposta será incluída na pauta de votações. “O projeto se encontra na Procuradoria. Na quarta-feira (12), com certeza, nós votaremos”, justificou.

Outros três vereadores são candidatos em 2018: Cleusa Paixão (PMN), , Miguel da Policlínica (PTC) e Pastor Ailton (PSC), mas estes não pretendem se afastar das sessões. 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também