Caldeira defende entendimento entre vereadores e prefeito

Compartilhe:
Fabão foi empossado por Rodrigo Caldeira na última quinta-feira (12). Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Há um mês na Presidência da Câmara de Vereadores, Rodrigo Caldeira (Rede) vai se consolidando como figura central do parlamento municipal. Nesta quinta-feira, nova decisão do Tribunal de Justiça legitimou de vez Caldeira na Presidência da Casa. O desembargador Robson Albanez, que assina a decisão, determina a permanência de Rodrigo na presidência. Com isso, a Mesa Diretora eleita em julho de 2017, deve permanecer até dezembro, quando nova eleição será realizada.  

Rodrigo Caldeira assumiu o posto no dia 16 de março, após a queda da ex-presidente Neidia Maura (PSD), que foi afastada devido a um processo movido pelo Ministério Público que a acusa de improbidade administrativa. Neidia era aliada política do prefeito Audifax Barcelos (Rede), e nos bastidores foi observado um estremecimento na relação entre o prefeito e Rodrigo Caldeira. Mas após um mês no cargo, o presidente da Câmara aposta numa relação de harmonia ente os Poderes.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

 “Acredito que foram muitas conversas fiadas. A relação com o prefeito tem sido como sempre foi, tranquila. Na hora certa vamos conversar, nunca tivemos dificuldades. Ele tinha um combinado de ajudar a eleger Neidia naquele momento, lá atrás, e de uma hora para outra veio essa decisão judicial, pegou todos desprevenidos” disse Rodrigo Caldeira.

Já sobre o grupo de vereadores que questionavam sua eleição, Rodrigo minimiza. “É uma minoria de quatro ou cinco que estão com ideia de poder a qualquer custo e vendo a possibilidade de virar presidente. É um grupinho, mas isso daqui a pouco passa, o nosso trabalho agora é harmonizar a Casa, vamos apaziguar e trabalhar para a população” defende.

 Questionado sobre as ações de âmbito interno que deve tomar, Caldeira avalia que é necessário se inteirar sobre os contratos, mas que não deve rescindir nenhum pelas próximas semanas. “Estamos levantando junto a Procuradoria todos os contratos, fazendo uma varredura. Mas ainda não posso falar que vou rescindir contratos; porque houve licitação. São contratos vigentes e não posso encerrar de qualquer maneira”, disse.

Na decisão desta quinta-feira (12), o desembargador Robson Luiz Albanez explica que o objetivo é “estancar qualquer dúvida, bem como apaziguar a situação conflituosa existente na Casa de Leis Serrana, para que  os munícipes passem a ser o centro das atenções”, que a chapa eleita em julho permaneça à frente da Mesa.

 Fabão assume vaga de Neidia

 Trazendo como principais bandeiras a regularização fundiária e a defesa dos animais, Fábio Rosa (PSD), o Fabão da Habitação, foi empossado, nesta quinta-feira (12), para o mandato de vereador da Serra. Ele assumiu a vaga de Neidia Maura (PSD), afastada do cargo por determinação da Justiça.  

Este será o primeiro mandato do vereador, que ficou na primeira suplência da coligação PSD/PSL. Naquela ocasião, o PSD ficou no palanque de Sérgio Vidigal (PDT, então candidato a prefeito). Ele obteve 1.885 votos nas eleições de 2016.  

Perguntado sobre a avaliação da Mesa Diretora, disse que ainda não se reuniu com o grupo e nem com o presidente, Rodrigo Caldeira (Rede). “Pelas minhas primeiras impressões está conduzindo bem a Câmara”, disse.  

Sobre o posicionamento na Câmara, Fabão contemporizou, “Quero cumprir meu papel de fiscalizador do Executivo e focar nas bandeiras, que são demandas da população da Serra. Vou me reunir com o prefeito e tocar meu mandato priorizando questões envolvendo a coletividade”.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também