
Na manhã desta terça-feira, 1, um cachorro que ficava acorrentado dia e noite foi resgatado e levado para um abrigo no Espírito Santo.
A ação comandada pela CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais, presidida pela deputada estadual Janete de Sá (PMN) aconteceu numa residência no bairro Aribiri, em Vila Velha.
No local foi constatado à denúncia de maus-tratos a um cachorro, acorrentado na frente do imóvel. A médica veterinária Nazian Gava, que é voluntária da CPI, constatou que o animal estava cheio de sarna e pulgas, com suspeita de anemia e doença do carrapato. “O cachorro foi resgatado por uma protetora independente que o levou para uma clínica veterinária para a realização de exames. Ela vai ficar responsável pelo animal até ele ter condições de ser colocado para adoção”, declarou o funcionário da CPI, Juarez Lima.

“O animal estava desnutrido, em um local insalubre, sem higiene, com larvas do mosquito da dengue na vasilha de água, e mantido em uma corrente curta que dava a ele pouca mobilidade. A situação do animal era deplorável e mesmo assim a tutora não acreditava que estava fazendo nada errado. Gostaria de agradecer as pessoas que registraram o fato, fizeram boletim de ocorrência e acionaram a CPI”, disse a deputada Janete de Sá, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito.
A CPI vai relatar o caso e encaminhar os laudos para a delegacia de proteção ao meio ambiente para adoção das medidas cabíveis.
As denúncias de maus-tratos aos animais devem ser encaminhadas à CPI pelo email defesadosanimaises@gmail.com, de segunda à sexta-feira em horário comercial.


