
O Contorno do Mestre Álvaro – que foi parcialmente liberado para o tráfego de veículos nesta segunda-feira (19) – não terá nenhuma linha do Sistema Transcol circulando em todos os seus 19,7 km de extensão. Na próxima semana, a BR-101, que atualmente corta a cidade da Serra, será transferida para o novo traçado e o atual trecho será transformado na Avenida Mestre Álvaro.
As linhas de ônibus que circulam pela atual BR-101 continuarão utilizando a via, que agora será municipalizada. Já o Contorno do Mestre Álvaro não será atendido pelo Sistema Transcol, de acordo com a Ceturb.
A companhia afirmou que ainda não há nenhum estudo para que ônibus passem pela nova rodovia. É importante ressaltar que o novo trecho fica em local afastado e com pouquíssimas propriedades rurais habitadas.
A expectativa é que, futuramente, com o avanço da implementação de indústrias na região, sejam disponibilizadas linhas de ônibus para atender os trabalhadores das novas empresas.
Leia também
Contorno do Mestre Álvaro
O Contorno do Mestre Álvaro inicia no km 249 da BR-101, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando ao bairro Chapada Grande. A expectativa é que o empreendimento reduza o tráfego em até 35% na região de Serra. A expectativa é de que mais de 15.000 veículos trafeguem diariamente pelo trecho.
Com 19,7 km de extensão, a rodovia tem pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo. Esse segmento conta com um tráfego de aproximadamente 50 mil veículos por dia e com a implantação das novas pistas, além do ganho em segurança, também há expectativa para a redução do tempo de viagem na BR-101/ES.
BR-101 começa a ser transferida na Serra
Nesta segunda-feira (18), a pista da direita (sentido Cariacica x Serra) foi aberta às 10 horas. Por conta disso, a BR-101 já começou a ser transferida do atual trecho, que corta a Serra, para o novo traçado.
Já a pista no sentido contrário (Serra x Cariacica) será liberada somente na madrugada de sexta-feira (22) para sábado (23). A medida, de acordo com o DNIT, é para garantir a segurança dos motoristas que irão trafegar pela nova BR-101.
Conforme informado pelo Jornal Tempo Novo, a obra do Contorno teve investimento de R$ 500 milhões e foi entregue nesta sexta-feira, contando com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

