Após procurar ajuda junto ao Procon da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), uma família de Planalto Serrano, na Serra, conseguiu reduzir uma dívida de água, estimada em R$ 38.487,65, em mais de 80% do valor total.
Com o abatimento, o montante passou a ser de R$ 6.919,74, valor que foi parcelado em 60 vezes de R$ 113,00. O débito, no entanto, era referente a faturas que não foram quitadas pelo antigo proprietário do imóvel em que a família reside hoje.
De acordo com os relatos da Maria Regina, responsável por buscar orientações junto ao Procon-Ales, a dívida se arrastava por mais de dez anos, sem qualquer solução, uma vez que todas as tentativas de negociação junto à Cesan não terminaram de forma positiva.
“Buscamos negociar e quitar esses débitos por diversas vezes, mas as condições impostas pela empresa nunca ficavam de acordo com o nosso orçamento. Tentamos ajuda no Procon municipal, aqui da Serra, também sem sucesso”, contou a moradora que, durante o atendimento feito no Procon-Ales, também teve o seu cadastro na tarifa social de água atualizado.
A consumidora fez questão de relatar o sentimento de alívio em ter conseguido chegar a um acordo compatível com a realidade financeira de sua família. “Foi uma verdadeira benção. Sem essa oportunidade, conseguida por meio do Procon-Ales, não teríamos avançado, mais uma vez. Estamos muito felizes que tudo tenha dado certo. Agora, poderemos ter água em casa de novo”, disse, emocionada.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ales, deputado Vandinho Leite (PSDB), por sua vez, destaca que a Comissão e o Procon-Ales estão à disposição de todos os capixabas na luta pela garantia de seus direitos. “Nossa principal missão é trabalhar para garantir que os consumidores do nosso Estado tenham sempre os seus direitos respeitados”, afirmou.
A população pode buscar atendimento presencial junto ao Procon-Ales, por meio do agendamento feito no site da Assembleia, no seguinte endereço: https://procon.al.es.gov.br/procon; em seguida, basta clicar em “Agenda Fácil” e escolher a hora e a data em que deseja ser atendido.