• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 34.768 casos
  • 697 mortes
  • 33.306 curados
30.2 C
Serra
quinta-feira, 21 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 34.768 casos
  • 697 mortes
  • 33.408 curados

‘Bixa Preta’ tá passando e deixa o seu recado com muito swing

Leia também

Carga com mais de 18 mil garrafas de cerveja é apreendida na Serra

Mais de 18 mil garrafas de cerveja foram apreendidas na Serra no posto da Policia Rodoviária Federal. A apreensão...

Manguinhos e Bicanga registram 7 mortes e já possuem 370 casos de coronavírus

Com praias e bares cheios durante os fins de semana, dois balneários da Serra tem ganhado destaque no ranking...

Liderança pede reforma de ginásio de Jardim Guanabara inaugurado há mais de 12 anos

Inaugurado há cerca de 14 anos, o Ginásio Poliesportivo de Jardim Guanabara está clamando por uma reforma. Isto é...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

A música de Pedro Kimura (de blusa verde limão) foi composta em parceria com Afronta MC, que também canta e estrela o clipe lançado na última sexta-feira (24). Foto: Divulgação/Vagner Rezende

Negros e homossexuais estão entre as principais vítimas da violência no Brasil. E se a pessoa reunir as duas condições, ela fica especialmente exposta ao preconceito e a todo tipo de risco e sofrimento que isso traz.

Inspirado por essa difícil realidade, o capixaba Pedro Kimura lançou, na última sexta-feira (24) seu novo single. ‘Bixa Preta’ tem participação da Afronta MC no vocal e na composição. Trata-se uma faixa pop cheia de swing temperada com trap – vertente do hip hop – e elementos de dancehall, gênero musical jamaicano que usa e abusa dos sintetizadores.

A música, que está disponível nas plataformas digitais, foi lançada junto com o clipe. E apesar de tratar de um tema tão sério e delicado, faz isso de forma descontraída. Soa também como um canto de autoafirmação.  Não é a toa que Kimura e Afronta avisam: “Bixa Preta quer passar”.

Há muito humor, expressões e gírias usadas com frequência no universo LGBTQ+. Uma curiosidade é que na letra usam o ‘x’ na palavra bicha, que na formalidade gramatical é escrita com ‘ch’.

Afronta MC e Pedro Kimura com roupas alusivas ao militarismo, um dos figurinos usados no clipe: crítica à atuação das polícias nas periferias. Foto: Divulgação/Vagner Rezende

A irreverência fica evidente também no videoclipe, que mostra Pedro e Afronta dançando em ambiente noturno. Mas o sangue na bandeira do Brasil e na roupa dos artistas ao final, lembra o quão grave é o tema que abordam. E da importância do recado que querem passar.

“Foi a forma que eu e minha equipe encontramos de representar a opressão que a população LGBTQ+ enfrenta.  Além disso, também reforça a forma que o governo trata corpos pretos através da polícia militar nas periferias do país”, explica Pedro.

O artista acrescenta que o single é uma das faixas que devem estar incluídas no EP que pretende lançar até o fim do ano.

A música foi gravada no Studio3, em Bento Ferreira, Vitória. Já as imagens do clipe foram feitas nas ruas da Cidade Alta,  Centro de Vitória. A direção é de Theo Monteiro.  A produção executiva é de Afari, integrante do grupo Melaninas MC.

No clipe, a direção de arte explorou a estética urbana e elementos do militarismo, representados no figurino assinado pelo estilista Caic Goulart, que é a drag queen “Brisa”. A fotografia ficou por conta de Vagner Rezende, artista que já teve trabalhos publicados na capa da revista “Vogue”.

Pedro Kimura mora em Vitória, cidade onde foi nascido e criado. Já Afronta MC, que é destaque em batalhas de rap no ES, reside em Vila Velha.

‘Bixa Preta’ tem também entre seus colaboradores o produtor e compositor Romero Figueiredo, morador de Chácara Parreiral e importante ativista cultural da Serra.

Ouça a música e veja o videoclipe aqui. Na descrição do vídeo no YouTube, há a letra da música e ficha técnica completa do trabalho, além do endereço para ouvir a faixa nas outras plataformas digitais.

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!