
Foi sancionada nesta quinta-feira (11) a lei municipal nº 5.895/2024 que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial da Serra a banda da Guarda Civil Municipal do município.
A Banda da Guarda Civil Municipal da Serra foi fundada em 2021, e o intuito inicial era participar apenas no evento de formatura da terceira turma do curso de formação da GCM, para homenagear os amigos formandos. Porém nos ensaios a guarnição percebeu o quanto o projeto era promissor, e por isso decidiram estender a ação para mais eventos da cidade.
Atualmente, fazem parte da Banda da Guarda Municipal os onze agentes: Dos Santos e Vitor na bateria, Warlley no teclado, Lemos e Belisário no baixo, Barcellos e Rafael na guitarra, Almeida no trompete, Pedro no trombone e Besas e Bastos como vocalistas. O repertório é diversificado, mas inclui principalmente sucessos do Gospel e MPB. A maioria já possuía experiência com música antes da criação da banda.
A lei é de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho que apresentou a iniciativa ainda em 2022 através do projeto de lei nº 301/2022 que foi sancionado pelo prefeito Sergio Vidigal.
“A Banda Guarda Civil Municipal da Serra executa seu trabalho através da música, levando esperança para a cidade da Serra. Essa homenagem do nosso mandato é para legitimar e dizer que a Banda tem esse merecimento. Toda vez que a Banda toca em algum lugar conseguimos observar a emoção que ela causa nas pessoas. Essa nossa iniciativa é para que a banda permaneça independentemente de questões políticas da nossa cidade”, disse o vereador autor da lei.

