Banana e aipim produzidos na Serra vão para a merenda escolar

Compartilhe:
150 mil quilos de banana serão adquiridos pelo município. Foto: Divulgação
150 mil quilos de banana serão adquiridos pelo município. Foto: Divulgação

Pela primeira vez a banana e o aipim produzido por agricultores da Serra vai ser inserida na merenda das escolas públicas do município. A medida visa valorizar os produtos da agricultura familiar local. E a distribuição já começará a partir deste mês.

Três pequenos produtores locais de banana e aipim passaram a integrar a lista de fornecedores do município.  Ao todo, serão adquiridos 30 mil quilos de aipim e 150 mil quilos de banana durante o ano.

Deste total, 17.800 quilos serão fornecidos por dois agricultores de aipim da Serra (8.900 quilos cada) e 9.500 quilos de banana por um terceiro produtor local. Os três vão movimentar R$ 60 mil com esse fornecimento.

Os produtos estão sendo adquiridos por meio da Chamada Pública 64/2015, que totaliza uma compra de aproximadamente R$ 3 milhões de agricultores familiares de hortifrutigranjeiros, laticínios, polpas de frutas, peixes, mel, biscoitos caseiros e macarrão para abastecer a merenda das 168 escolas do município em 2015, beneficiando 64 mil alunos – o maior número o Estado.

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) seja utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também