Baleia jubarte é encontrada morta na praia de Bicanga, na Serra

Compartilhe:
baleia jubarte

Uma baleia jubarte foi encontrada morta nas areias da Praia de Bicanga, na Serra, na manhã desta sexta-feira (1º). Moradores que avistaram o animal acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que encaminhou uma equipe ao local para as providências cabíveis.

De acordo com Ronaldo Freire, auditor fiscal da secretaria, trata-se de um macho da espécie Jubarte, adulto com mais de 14 metros e aproximadamente 25 toneladas.

As causas da morte ainda são desconhecidas. “Acionamos também o Instituto Orca para realizar a avaliação necessária, além da Secretaria de Serviços, que ficará responsável pela remoção ou sepultamento adequado do animal”, explicou o fiscal.

Esta é a segunda ocorrência de baleia morta nas praias da Serra em menos de um mês. No dia 9 de julho, outro animal da mesma espécie foi encontrado em estado avançado de decomposição na Praia do Barrote, em Jacaraípe. Segundo o Instituto Orca, naquele caso tratava-se também de um macho adulto, com 11,5 metros de comprimento.

Tartaruga-de-couro faz desova rara em Jacaraípe

No dia 8 de julho, a Praia do Barrote também foi palco de um evento raro e emocionante: uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), a maior espécie de tartaruga marinha do mundo e criticamente ameaçada de extinção, surgiu na faixa de areia para realizar sua desova.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Com impressionantes 1,55 metro de comprimento e 1,22 metro de largura de casco, o animal atraiu a atenção de moradores e banhistas. A movimentação mobilizou equipes do IPRAM, IBRAF e da Polícia Militar Ambiental, que agiram para proteger tanto a tartaruga quanto o público presente.

O local foi isolado e os protocolos de segurança foram rigorosamente seguidos. Os agentes orientaram os banhistas a manter distância, evitar o uso de flash e não fazer barulho, a fim de não estressar o animal. Segundo o biólogo Claudiney Rocha, a tartaruga conseguiu realizar a desova com sucesso e retornou ao mar após o desligamento das luzes artificiais da orla. Amostras foram coletadas no local para fins de pesquisa e monitoramento da espécie.

O que fazer ao encontrar animais marinhos nas praias?

Em caso de encalhe de baleias, golfinhos, tartarugas ou elefantes marinhos nas praias do Espírito Santo, é fundamental acionar imediatamente o órgão ambiental responsável. O Instituto Orca – Pesquisa e Conservação Marinha é a entidade que realiza o atendimento e pode ser contatado pelas redes sociais oficiais.

Clique aqui para acessar o perfil do Instituto Orca (CLIQUE AQUI) e saber como agir em situações semelhantes.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também