Audifax vai na ‘jugular’ de Casagrande enquanto vice é escalada para tirar Manato do jogo

Compartilhe:
Audifax Barcelos e Tenente Andressa. Crédito: rede social
Audifax Barcelos e Tenente Andressa. Crédito: rede social

A tenente do Corpo de Bombeiros, Carla Andressa, filiada ao Solidariedade e vice na chapa do candidato Audifax Barcelos (Rede) para o Governo do Estado, está responsável por captar eleitores ligados ao campo da direita; o objetivo é diversificar a votação do ex-prefeito da Serra e atrair os votos advindos do também candidato Carlos Manato (PL).

De acordo com fontes ligadas a Audifax, que pediram anonimato, a escolha da vice passou direto pelas mãos da marqueteira Jane Mary, que novamente assina a campanha do ex-prefeito da Serra. A ideia é que Audifax polarize o debate com Casagrande, para tentar ganhar votos dos indecisos e da porcentagem que rejeita o atual governador; enquanto sua vice, a Tenente Andressa, está responsável por circular pelos ambientes mais ligados ao bolsonarismo, para tirar votos do candidato Carlos Manato.

Neste final de semana, a vice de Audifax fez um corpo a corpo em um dos maiores clubes de tiro do Espírito Santo, o CTVV – Clube de Tiro de Vila Velha; local muito frequentado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que durante o mandato, estimulou e flexibilizou o acesso a armas de fogo por civis no Brasil.

Vice de Audifax fez corpo a corpo em Clube de Tiro. foto: rede social

De acordo com dados do Exército Brasileiro e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que considerou as informações até 1º de junho deste ano, o número de Caçadores, Atiradores Esportivos e Colecionadores de Armas de Fogo (CAC) no Brasil é dez vezes maior na comparação com cinco anos atrás.

E é exatamente esse segmento que a tenente do Corpo de Bombeiros visa puxar para as urnas. De acordo com informações, a tenente esteve no local, conversou com vários frequentadores, enalteceu a figura política de Bolsonaro e tentou dar uma roupagem mais adequada de Audifax para este segmento.

Declaradamente apoiadora do atual presidente, a tenente já publicou um vídeo ao lado de Bolsonaro; no entanto tem sido mais comedida desde que foi anunciada vice de Audifax; mas mantém muito firme as simbologias e é escalada para lidar com o público predominantemente bolsonarista.

No ES, o expoente do bolsonarismo é o candidato Carlos Manato; esse segmento tem dado ao ex-deputado a possibilidade de rivalizar com o atual governador Renato Casagrande, que lidera as pesquisas. Audifax e Jane Mary foram estratégicos na escolha da bombeira, isso porque a vice tem potencial de deixar a imagem do ex-prefeito mais digerível para a direita capixaba, além de ‘comer’ os votos de Manato pelas bordas, sem que Audifax precisasse conflitar diretamente com ele, visando uma composição em um hipotético 2º turno.

Enquanto Audifax vai na ‘jugular’ de Casagrande, tentando desconstruir o adversário criticando a gestão pública do estado e estimulando narrativas vinculadas ao tema de corrupção, sua vice vai puxando votos de bolsonaristas, em especial de mulheres bolsonaristas, que proporcionalmente, existem em maior quantidade no ES do que na maioria dos demais estados do Brasil.

Assim, Audifax tira votos de Casagrande enquanto ganha votos advindos de Manato forçando um segundo turno entre ele e o atual governador, deixando ‘gentilmente’ Manato para escanteio, de forma a não criar uma situação beligerante que impossibilite uma hipotética união de 2º turno.

Na chapa de Audifax, seu partido, a Rede Sustentabilidade está nacionalmente federado com o PSOL, uma das siglas mais a esquerda no conjunto partidário brasileiro. Político pragmático que é, Audifax se encarregou de varrer este detalhe para debaixo do tapete eleitoral, e assim, ser o regente soberano da Federação.

Manato segue concentrado no público bolsonarista, sem conseguir sair da bolha, portanto, se auto-enclausurando na própria bolha; enquanto Casagrande faz campanha como se não estivesse sendo diariamente lenhado pelos adversários, em especial Audifax. Ambos parecem não entender quem estão enfrentando nas urnas.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também