
Conceição Nascimento
A partir do ano que vem moradores da Serra terão acesso gratuito à internet em praças e locais turísticos da cidade, por meio do programa Internet Móvel WI-FI Praças Conectadas. O benefício está previsto na Lei 4.507/2016, cujo decreto foi sancionado pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede) e publicado no Diário Oficial nesta semana.
O serviço será oferecido pela prefeitura da Serra e poderá ser acessado nos locais mencionados por meio do celular, smartphone, tablete, notebook e demais aparelhos que possuam dispositivos compatíveis com o padrão wi-fi de conexão à internet. Também está prevista na lei a oferta do serviço em todo o sistema de transporte coletivo público.
Para o acesso, a primeira página disponibilizada ao cidadão será a home page da prefeitura da Serra, que está autorizada a instalar no sistema programa ou equipamentos que proíbam o acesso a sites de pornografia, apologia ao crime ou ilícitos.
Leia também
O projeto será colocado em prática a partir do ano que vem, uma vez que o mesmo é de autoria do Legislativo – Boy do INSS (PDT) é o autor do projeto – e segundo a PMS não há previsão orçamentária para este ano.
Por meio de sua assessoria de impressa, o prefeito Audifax, disse que a intenção é proporcionar o acesso do cidadão à internet, promovendo assim a inclusão digital. “Nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas a internet e também os serviços online da Prefeitura que poderão ser acessados como ouvidoria, e todas as outras ferramentas disponíveis do nosso portal”, explicou.
O objetivo também é permitir que os cidadãos do município usufruam dos benefícios da inclusão digital: pesquisas escolares; leitura de livros, jornais e revistas; compartilhamento de informações nas redes sociais; atualização profissional; busca por empregos estão entre as possibilidades para aqueles que têm acesso à internet banda larga.

