Audifax e Manato juntos em Brasília para trazer R$ 60 mi para educação na Serra

Compartilhe:
Comitiva da Prefeitura com Audifax e Manato no MEC: Ministro prometeu avaliar “com carinho” pedido de dinheiro para construir escolas. Foto: Divulgação
Comitiva da Prefeitura com Audifax e Manato no MEC: Ministro prometeu avaliar “com carinho” pedido de dinheiro para construir escolas. Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (12), o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), e o presidente estadual do PSL, o ex-deputado Carlos Manato, estiveram em Brasília com o objetivo de pleitear junto ao Ministério da Educação (MEC) o valor de R$ 60 milhões. O objetivo da investida na capital federal é construir oito unidades de educação no município, divididos em quatro escolas e quatro creches. A dupla foi recebida pelo ministro Abraham Weintraub que prometeu “analisar com muito carinho”, segundo Manato.

Para a reportagem do TEMPO NOVO, Audifax adiantou que caso o MEC dê sinal positivo para a transferência do recurso, serão contemplados a região de Jacaraípe e mais seis bairros. “No que tange às escolas, está previsto em Jacaraípe, Jardim Bela Vista, Cidade Pomar e Jardim Tropical; já as creches, que serão naquele conceito de ‘supercreches’, vão para Jacaraípe, por ser uma região muito grande, além de Serra Dourada, Alterosas e Bicanga”, anunciou.

A reportagem também procurou Manato. Segundo o líder capixaba do partido de Jair Bolsonaro, a expectativa é de que o MEC autorize o repasse em curto prazo. “O ministro foi muito solicito na audiência e se comprometeu a analisar com muito carinho nossa solicitação.” Perguntado se essa dobradinha com Audifax poderia significar uma aliança também no campo político, Manato – no seu típico jeito “curto e grosso” -, resumiu-se a dizer: “Boa aliança!”.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Exoneração e ida para o  MEC

No último dia 6, Carlos Manato recebeu o ministro Abraham Weintraub e alguns deputados na sua residência em Brasília. Segundo o ex-deputado, ele mesmo preparou a comida que foi a tradicional moqueca capixaba. “No meio da correria, sempre é bom ter essa pausa, para se reunir com os amigos” disse, por meio das redes sociais.

No entanto, um dia depois, estourou na imprensa nacional a notícia da exoneração do capixaba do cargo de 1º secretário da Casa Civil, que tem um papel de articulação junto à Câmara dos Deputados. Ao TEMPO NOVO, no mesmo dia, Manato confirmou a exoneração e adiantou que teria um convite direto do ministro da Educação para ocupar sua assessoria direta. A reportagem o questionou sobre o tema, mas ele evitou falar a respeito.

Audifax Barcelos estendeu agenda para o gabinete de Amaro Neto. Foto: Divulgação

Prefeito se encontra com deputado Amaro Neto

Além da agenda no MEC em Brasília, o prefeito deu uma esticada ao gabinete do deputado federal Amaro Neto (PRB), que é cotado para ser candidato na disputa majoritária na Serra, em 2020. A reportagem perguntou a Audifax o objetivo do encontro, e, segundo ele, o objetivo é trazer emendas para a Serra.

“A conversa foi no sentido de trazer recursos para o custeio da Upa de Castelândia, que vamos inaugurar no dia 12 de outubro – primeira mão esta informação -, e também recursos para pavimentação de algumas ruas da cidade”, completou. A reportagem também conversou com Amaro Neto, que fez coro a Audifax.

“Após a audiência dele (Audifax) com Manato no MEC, ele passou aqui para acertar recursos na Saúde e solicitou empenho nosso em algumas coisas agarradas em outros ministérios”.

Ambos evitaram falar sobre os desdobramentos políticos dessa agenda.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também