Atletas do ES e da Serra em busca de medalha no Super Brasileiro de Taekwondo

Compartilhe:
Parte da delegação capixaba que vai disputar o Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo. (Foto: Divulgação/FESTKD)
Parte da delegação capixaba que vai disputar o Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo. (Foto: Divulgação/FESTKD)

O taekwondo capixaba vai com tudo para o Supercampeonato Brasileiro, que tem início na próxima quinta-feira (15) e segue até o domingo (18), a Arena Olímpica, Rio de Janeiro. A Federação Espírito-santense de Taekwondo (FESTKD) vai levar uma deleção com 40 atletas do estado, sete técnicos e um árbitro.

Cinco atletas são da Serra: Charlles Barbosa (Master 2 +80 kg), campeão Open Sudeste 2019; Gilberto Artur Ferreira (Master 3 -68 kg), atual campeão Brasileiro na categoria; Calebe de Sousa Rodrigues (Sub 21 -58 kg), medalha de bronze no Open Sudeste 2019; Luis Antônio de Mattos (Master 2 -80 kg), medalha de bronze no Brasileiro 2018; e Antônio José Oliveira Barbosa (Master 3 -80 kg), medalha de bronze no Brasileiro no ano passado.

Segundo o presidente da FESTKD, mestre Pedro Paulo Francelino, as chances de medalha para os capixabas são muitas e em diversas categorias. “Temos atletas que se destacam em todas elas. Esse esporte, porém, por ser olímpico, procuramos visar mais os atletas em idade olímpica, que podem disputar uma vaga para a seleção brasileira ou para as Olimpíadas”.

Ele destaca alguns atletas com possibilidade de trazer medalhas para o estado e a Serra, como Ronaldo Albernaz (Sub 21); o Charlles Maioli (Adulto); Guilherme Félix (Adulto). Pedro Paulo também evidencia os jovens talentos capixabas. “Os meninos que estão aparecendo agora são os da Associação de João Neiva (os Farina); também um grupo muito bom de juvenil e cadetes de Domingos Martins; e a participação de dois atletas muito bons de Vila Velha”, enumera.

Vale também lembrar a categoria Master do Espírito Santo, que é, segundo o presidente da federação, a melhor do país. “Nessa categoria, temos o medalhista de ouro no Open Sudeste, que é o Charles Barbosa, da Serra, um dos destaques da nossa equipe de master que vai ao Rio de Janeiro disputar o Supercampeonato Brasileiro”, frisa o grão-mestre Sétimo Dan, Pedro Paulo.

Sobre os atletas serranos, ele acredita que Charles Barbosa é “praticamente medalha garantida”, além de boas chances com Antônio José e o jovem Calebe, que está se destacando e subindo no ranking nacional. Pedro Paulo também vai disputar o Supercampeonato no RJ. Ele é o primeiro do ranking da categoria Master e atual campeão. “Estou nesse esporte desde 1979, quando o taekwondo chegou ao ES. Sou cearense, mas estou no ES desde 1976”, contou.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também