
Em alusão aos 41 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), um dos fundadores da legenda no Espírito Santo, Cleber Lanes, compôs um poema [confira no final da matéria].
História:
No dia 10 de fevereiro de 1980 o Partido dos Trabalhadores foi fundado. O PT surgiu com a proposta de ser o agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.
Fundação
O nascimento do PT se confunde com a luta em favor dos movimentos contrários ao poder vigente na época, que pedia a realização de eleições diretas, no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Conhecido por “Diretas Já”, a mobilização lutava pelo retorno das eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos.
Foi em um contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o líder sindical e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças existentes no País. O PT nasceu no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo.
As informações são do site institucional do partido.
Estrela a iluminar
Ela veio do encontro de muito sonhos
Tantos que já não posso contar
Surgiu no caos
E na luta se alimentou
Não fosse estrela seria flor
A despeito das balas
Metralhadora Vermelha é sua cor
E apesar de ser parte
Mais que Partido
É toda trabalhadora
Do Sul e do Norte Do Leste e do Oeste
Ela é de todo lugar
E é preciso que se diga
Do mesmo jeito que cabe no peito
Nela cabe ainda
Quem escolhe lutar e sonhar
Aos que dizem
Se apagou
Eu respondo
Vida longa minha estrela! Ilumina!
(Cleber Lanes – PT 41 anos)

