
Com uma velocidade máxima de 80 km/h, as novas vias da Rodovia das Paneleiras – antiga Reta do Aeroporto – podem ganhar novos equipamentos de fiscalização eletrônica. As pistas foram entregues junto com a primeira etapa das obras do Complexo Viário de Carapina no final de junho e são um verdadeiro ‘convite’ para os motoristas andarem em alta velocidade.
Antes da reforma, que ampliou de duas para três faixas em cada sentido da rodovia, o local contava com fiscalização eletrônica, já que eram constantes os acidentes na região. Principalmente durante a madrugada, motoristas insistiam em passar em alta velocidade pelo trecho, que não comportava este tipo de conduta.
Agora, com a ampliação, as pistas ficaram mais seguras, no entanto, isto não significa que não haverá implantação de radares na via. Em nota enviada ao Jornal TEMPO NOVO, o Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES), informou que está monitorando o trecho e avaliando a necessidade de fiscalização.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Leia também
Destacou ainda que o local poderá ser objeto de estudo para a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica, caso as avaliações indiquem que tal medida seja necessária.
O DER-ES informa que está monitorando o trecho e, havendo necessidade, o local poderá ser objeto de estudo para instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica.
Complexo Viário de Carapina
A nova Rodovia das Paneleiras, conhecida como antiga Reta do Aeroporto, foi entregue no final de junho e faz parte de um pacote de obras do Governo do Estado – o Complexo Viário de Carapina. As obras do novo trevo receberam um investimento de R$ 76 milhões.
A primeira fase da das intervenções já está concluída. No trecho de Vitória da Rodovia das Paneleiras foram executados os serviços de implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória e calçada no sentido Serra, além de drenagem, paisagismo e iluminação.
Já a segunda fase da obra, corresponde ao trecho da Serra até o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno, as obras já estão em andamento e serão implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma faixa multiuso (também por sentido), que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Além disso, será implantada uma área de convivência e lazer, com 10 metros de largura no canteiro central. Parte deste trecho também já está concluída, com calçadas, recuperação do pavimento, nova drenagem e pavimentação.
Finalmente, a terceira e última etapa corresponde à construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. Além disso, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias. A conclusão das obras do complexo viário Trevo de Carapina tem previsão de término em dezembro de 2022.

