
Por Conceição Nascimento
Com eleições a cada dois anos, sendo em 2016 para cargos de prefeito, vice e vereadores, fica difícil manter o ritmo de trabalho nos legislativos estadual e municipais. Nas câmaras de vereadores, muitos são candidatos à reeleição, o que acaba por esvaziar as sessões. Na Assembleia Legislativa, 15 dos 30 deputados podem disputar as eleições pelas prefeituras em diversos municípios do Estado. Com isso, este não deverá ser um ano muito produtivo por lá.
Algumas candidaturas podem esbarrar nos acordos com aliados ou na articulação geopolítica, os arranjos feitos pelos partidos e que contemplam legendas aliadas nos diversos municípios do Estado. É o caso de Erick Musso (PMDB), em Aracruz, que pode abrir mão de uma candidatura própria para apoiar o atual prefeito Marcelo Coelho (PDT).
O serrano Bruno Lamas (PSB) também ensaia uma aproximação com o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que poderá resultar em uma dobradinha das legendas, abrindo mão Bruno da sua candidatura e articulando a vice do redista para sua mãe, Márcia Lamas.
Em Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni (PP), ex-prefeito e atual deputado estadual. poderá abrir mão do cargo para a esposa, também ex-prefeita da cidade, Eliana Lorenzoni (PP).
Confira os pré-candidatos a prefeito e municípios em disputa:
Deputado Município
Marcelo Santos (PMDB) Cariacica
Freitas (PSB) São Mateus
Almir Vieira (PRP) Anchieta
Amaro Neto (SD) Vitória
Edson Magalhães (PSD) Guarapari
Eliana Dadalto (PTC) Linhares
Enivaldo dos Anjos (PSD) Vitória
Bruno Lamas (PSB) Serra
Erick Musso (PMDB) Aracruz
Raquel Lessa (SD) São Gabriel da Palha
Marcos Bruno (Rede) Cariacica
Marcos Mansur (PSDB) Cachoeiro
Cacau Lorenzoni (PP) Marechal Floriano
Guerino Zanon (PMDB) Linhares
Luiz Durão (PDT) Linhares

