Deputados analisam reúso de água na indústria

Compartilhe:
A proposta é de autoria do deputado Sérgio Majeski. Foto: Divulgação
A proposta é de autoria do deputado Sérgio Majeski. Foto: Divulgação
A proposta é de autoria do deputado Sérgio Majeski. Foto: Divulgação

Está na Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei 174/2015, que propõe o uso de efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em processos industriais que não requerem água potável. A proposta é do deputado Sérgio Majeski (PSDB).

O projeto prevê o aproveitamento de águas residuais, atualmente despejadas na natureza, no corpo hídrico de rios e mares. De acordo com a matéria, o poder público avaliará o método para a utilização dos efluentes e estabelecer parceria com empresas públicas e privadas de grande porte potencialmente poluidoras. Além disso, as licenças ambientais desses estabelecimentos, desde que haja disponibilidade das águas residuais das estações de tratamento, deverão conter condicionantes que obriguem a utilização de água de reúso.

Segundo o deputado, as pessoas começaram a sentir a ameaça de falta de água, diante da crise hídrica registrada recentemente. “Temos que pensar alternativas para o racionamento do uso. Esta é uma questão que pode contribuir com a economia e para que as próximas gerações não tenham uma situação desastrosa”, observou.

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também