Assembleia analisa criação de taxa para fiscalização de atividades de mineração no Estado

Compartilhe:
Vale e ArcelorMittal são as gigantes do Complexo de Tubarão, localizado entre os municípios de Serra e Vitória. Foto: Arquivo TN
Vale e ArcelorMittal são as gigantes do Complexo de Tubarão, localizado entre os municípios de Serra e Vitória. Foto: Arquivo TN

De olho nas emissões de pó no ar da Grande Vitória, o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos/ES) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 143/2021, que cria taxa a ser paga por mineradoras que atuam no Estado para que, com o valor arrecadado, os órgãos de fiscalização e controle tenham mais recursos para atuarem.

Segundo o deputado, em função dos diversos incidentes com mineradoras no país, não é possível permitir que a ação de uma pessoa jurídica interfira na vida de tantas pessoas, especialmente na natureza, que é essencial à saúde humana.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Por isso, apresentei este projeto que cria uma fonte de recursos para as equipes de fiscalização e controle ambientais e também mais uma ferramenta de controle para o Estado no intuito de evitar desastres ambientais”, explicou.

A taxa terá valor de R$ 7.29 por tonelada, ou 2 VRTE, exceto para empresa com receita bruta anual igual ou inferior a 1.650.000 (um milhão seiscentos e cinquenta mil) Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), o equivalente a R$ 6.015.735.

Pela proposta, os recursos arrecadados relativos à TFRM serão destinados à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), à Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES). 

O deputado também assina o PL 118/2021 que visa barrar a emissão de pó preto na Grande Vitória durante a pandemia.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também