As tradições e delícias da ceia de Natal em família

Compartilhe:
Luiz Paulo com o filho Enzo e a esposa Lidiane irão receber outros familiares para a ceia. Foto: Fábio Barcelos

 

Luiz Paulo com o filho Enzo e a esposa Lidiane irão receber outros familiares para a ceia. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Mesmo com as mudanças culturais ao longo dos anos e a crise econômica que castiga o país, uma tradição não deve passar em branco na noite dos serranos neste sábado (24): a ceia de Natal em família para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o grande ícone do cristianismo. 

É o caso do morador de Enseada de Jacaraípe, Luiz Paulo Costa Giuberti, que há dois anos passou a ter sua casa como o ponto de encontro da família no Natal.  “Além do tender, panetone e peru, fazemos um mutirão para preparar agnolini. Somos descentes de italianos e esta é uma tradição onde todos participam. A festa continua no dia 25 na casa de minha sogra, quando brincamos de amigo-onça, onde um pode trocar seu presente com o do outro”, detalha.

Em André Carlone, a reunião é na casa de Rosangela Alves Rodrigues. “Quando meu pai era vivo, a ceia era na casa dele e ele se vestia de Papai Noel para presentear filhos e netos. No ano passado, meu marido o substituiu e neste ano também teremos o bom velhinho. A ceia terá ave festa (frango), salpicão, batata com bacalhau, salada de grão-de-bico e churrasco. A festa continua no dia 25”, salienta.

Em Jardim Carapina, a família de Adenilza Martins Soeiro Massalho vai se reunir pela primeira vez no dia 24. E a ceia será composta dos pratos típicos presentes no churrasco brasileiro. “Antes era um almoço no dia 25, mas decidimos fazer no dia 24 para ser diferente. E como todos trabalham no dia, a ceia será churrasco com arroz, feijão tropeiro e salpicão. E o nosso amigo-X será diferente. Vamos revelar uma foto de cada pessoa da família e colocar no porta-retrato. Cada um terá que contar uma lembrança, uma história da pessoa da foto”, conclui.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também