smobile

Mestre Álvaro
Yuri Scardini é autor do livro 'Serra: a história de uma cidade' e escreve sobre política e economia

As raízes do polêmico Frei Gilson com a Serra – que caiu nas graças do bolsonarismo católico

Frei Gilson. Crédito: divulgação.

Gilson da Silva Pupo Azevedo, conhecido como Frei Gilson, tem se tornado um dos líderes católicos mais influentes do Brasil, especialmente pelo crescimento de sua audiência nas redes sociais. No Instagram, acumula 8,3 milhões de seguidores, e no YouTube, onde também atua como cantor, tem quase 7 milhões de inscritos. Entre suas músicas mais populares está “Eu Te Levantarei“, com mais de 58 milhões de visualizações. Sua presença digital o coloca como um clérigo totalmente integrado ao universo das mídias digitais e das Big Techs de comunicação.

O sucesso de Frei Gilson simboliza uma mudança geracional na Igreja Católica, com o fortalecimento de líderes religiosos que utilizam a internet como principal meio de evangelização.  Suas lives e pregações frequentemente batem recordes de audiência, um fenômeno que se intensificou durante e após a pandemia de Covid-19, quando as igrejas buscaram novas formas de se conectar com os fiéis.

Embora sua atuação principal seja religiosa e pastoral, Frei Gilson também se tornou uma figura presente no debate político e ideológico do Brasil, principalmente por conta de seus posicionamentos conservadores, que frequentemente encontram aderência entre setores do bolsonarismo. Isso fez com que se tornasse alvo de críticas das camadas progressistas, que veem sua influência como parte do avanço do discurso religioso mais alinhado à direita política.

A ascensão de um líder católico com forte identidade conservadora representa um desafio estratégico para a esquerda brasileira. Tradicionalmente, a Igreja Católica no Brasil é uma instituição plural, mas com forte inclinação progressista em temas sociais, econômicos e de direitos humanos, principalmente por meio da Teologia da Libertação e da atuação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Diante das dificuldades históricas da esquerda em dialogar com o segmento evangélico, a projeção de um líder católico declaradamente conservador é um verdadeiro “nó na garganta” para os progressistas, que tendem a enfrentar ainda mais resistência de setores religiosos, em um contexto em que esses grupos se tornam cada vez mais ativos na disputa política e cultural brasileira, amplificados pelo uso das mídias digitais.

No que pesa todo esse macrocontexto do qual Frei Gilson é apenas um aspecto, o clérigo-influencer tem a Serra como parte importante de sua história de vida. O frei tem 38 anos e, aos 18, ingressou na vida religiosa. Ele é membro da Ordem Carmelita Mensageiros do Espírito Santo, que tem suas origens em Nova Almeida, na Serra.

A ligação de Frei Gilson com Nova Almeida

Apesar de sua projeção nacional, a Serra faz parte da história de Frei Gilson, ainda que indiretamente. Foi no antigo e histórico balneário de Nova Almeida que, em 30 de julho de 1984, Madre Eudette Rodrigues Santana iniciou a fundação do que viria a se tornar o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

Em termos canônicos, a Ordem Carmelita Mensageiros do Espírito Santo não é uma ordem religiosa no sentido tradicional, mas sim um Instituto Religioso de Vida Consagrada de Direito Diocesano. Isso significa que sua fundação, aprovação e supervisão estão sob a autoridade de um bispo local, e não diretamente da Santa Sé, como ocorre com as Ordens Religiosas de Direito Pontifício, tais como os Franciscanos e Jesuítas.

Após um longo período de discernimento espiritual e apoio de seus superiores, Madre Eudette – que mais tarde adotou o nome religioso de Madre Maria José do Espírito Santo – recebeu autorização episcopal para fundar um novo instituto religioso, dentro da espiritualidade carmelita, que tem suas raízes no Monte Carmelo, em Israel.

A fundação se deu em uma casa localizada em Nova Almeida, cedida pelo então Arcebispo de Vitória, Dom Silvestre Luiz Scandian, e foi impulsionada pelo desejo de evangelizar e servir à Igreja. Durante os anos em que permaneceram em Nova Almeida, Madre Eudette e as primeiras irmãs desenvolveram importantes trabalhos pastorais junto à comunidade, incluindo:

  • Retiros espirituais, que reuniam muitos jovens e fiéis para momentos de formação e oração.
  • Grupos de oração, com forte participação popular, fortalecendo a vivência espiritual da comunidade.
  • Pastoral da Saúde, que cuidava e auxiliava doentes, promovendo atendimento e acompanhamento espiritual.
  • Catequese, que ajudava na formação de crianças e jovens para a Primeira Eucaristia e Crisma.
  • Pastoral da Esperança, que fazia atendimento às famílias enlutadas e celebração de exéquias.

Com o êxito da missão em Nova Almeida, em 1987, a comunidade nascente transferiu-se para Vitória, com o objetivo de proporcionar às irmãs a continuidade dos estudos e ampliar os trabalhos de evangelização. Mais tarde, em 1995, a sede do Instituto foi estabelecida em São Paulo, onde o número de vocações cresceu rapidamente, consolidando a presença das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo no Brasil e no exterior.

Foi em São Paulo que Frei Gilson teve seus primeiros contatos com o Instituto Religioso, ingressando na vida consagrada. Atualmente, ele é um dos principais expoentes do Instituto, sendo reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho de evangelização por meio das mídias digitais e da música católica.

Nova Almeida e sua influência católica secular

O trabalho iniciado em Nova Almeida foi fundamental para a estruturação da congregação à qual Frei Gilson pertence. Recentemente, uma reportagem da BBC News Brasil deixou a entender que o frei teria sido ordenado em Nova Almeida, fato que se for verídico, reforça ainda mais sua ligação com a Serra.

Curiosamente, no site da Ordem Carmelita Mensageiros do Espírito Santo, Nova Almeida é tratada como uma cidade, um erro relativamente comum. Isso acontece porque, de fato, Nova Almeida foi um município no passado, sendo emancipado antes mesmo da própria Serra. Sua influência católica é histórica e secular, integrando os primeiros circuitos jesuíticos da colonização brasileira.

Um dos maiores símbolos dessa tradição é a Igreja dos Reis Magos, um patrimônio histórico e religioso. O nome original de Nova Almeida era “Aldeia de Reis Magos”, uma referência diretamente ligada à fé católica. Assim, passado e presente acabam se encontrando, conectando a importância histórica de Nova Almeida ao impacto contemporâneo de Frei Gilson, por exemplo.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Comércio da Serra é alvo de fiscalização da Polícia Federal e Secretaria da Fazenda

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Polícia Federal foi realizada nesta quarta-feira (30) em um estabelecimento comercial...

Redes sociais: como usar sem deixar que elas usem você 

As redes sociais chegaram como uma promessa de conexão, mas para muitos se tornaram fonte de ansiedade, comparação e até mesmo solidão. Você já...

Copa Sudeste Cadete de Handebol agita a Arena Jacaraípe

A Arena Jacaraípe, na Serra, vai ser a casa do handebol brasileiro durante esta semana. Desde terça-feira (29), o local sedia a Copa Sudeste...

Esgotado! Rodrigo Marques abre nova sessão em Vitória após alta demanda

O comediante Rodrigo Marques, um dos maiores nomes do humor brasileiro, abrirá uma sessão extra do espetáculo “O Entusiasta” em Vitória. A nova apresentação...

Aless Blues Trio leva rock e blues  para o Garage neste sábado

Neste sábado (3), o Garage Pub será palco de uma noite imperdível para os amantes do rock e do blues. A partir das 20h,...

Alan Binder e Atividade Paralela são atrações na Wild West no fim de semana

A Cervejaria Wild West, em São Diogo, na Serra, preparou um final de semana imperdível para quem curte boa música ao vivo, clima de...

Serra instala novos semáforos inteligentes com iluminação de ‘led’ em avenida

Quem passa pela Avenida Eudes Scherrer de Souza, em Laranjeiras, na Serra, já pode perceber uma novidade chamativa: os novos semáforos agora iluminam toda...

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade com início imediato

A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, está com novas vagas de emprego abertas para contratação imediata. As oportunidades são destinadas a candidatos...

Médico demitido por receitar ‘superdose’ de ibuprofeno já foi condenado por estuprar mulher que sofreu aborto

E a história do ibuprofeno de 2h em 2h toma um novo contorno. Isso porque o mesmo médico envolvido no caso — e que...