Articulação de centro direita avança para eleição de 2020 na Serra

Compartilhe:
No último dia 05 de setembro, a nova diretoria do Pros foi empossada.

Liberais na economia, conservadores nos costumes e defensores da Lava Jato. É com este pano de fundo que uma frente supra partidária localizada no espectro da centro-direita avança na Serra. A intenção é lançar um candidato que represente uma coalizão única, ou ramificar em até duas candidaturas.

Podem estar juntos PRB de Erick Musso, PL do ex-senador Magno Malta, Pros do médico Gustavo Peixoto e PSDB de Vandinho Leite, entre outros partidos, como o PSL que mantém diálogo aberto com o grupo. Essa frente suprapartidária conta com três nomes para a disputa de prefeito: Peixoto e Vandinho já citados, além do deputado Alexandre Xambinho (atual Rede, com convite para o PRB).

Segundo Gustavo Peixoto, o Pros tem realizado conversas frequentes com os demais partidos no sentido de estabelecer um eixo de centro direita na eleição da Serra, além do mais, comentou a aproximação com o PSDB: “As chances [de parceria] são grandes. Muitos pensamentos em comum”, resumiu.

O deputado Vandinho Leite conversou com a reportagem sobre o processo de escolha de um nome para representar o grupo e se acredita que as conversas caminham para uma aliança. “Acredito que sim. Tenho dialogado com Gustavo Peixoto e temos ideias que convergem, já que nosso perfil é conservador na política, mas liberal na economia. Sobre as pré-candidaturas, neste momento é natural que se coloquem nomes e que se discuta a cidade; é um movimento político. Por isso não tem necessidade de matar nenhuma candidatura neste momento”, avaliou.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Um dos articuladores da frente, Flávio Serri foi procurado pela reportagem e disse que  o grupo vai se fortalecer para uma disputa com caciques da Serra. “Vamos iniciar em outubro um movimento para ouvir a cidade em plenárias e no inicio de 2020 iniciar a construção de um plano de governo para a Serra, pilotado pelo Pros e pelo deputado Xambinho. Pros e Republicanos estão consolidados e conversando com outros partidos. Xambinho está construindo uma pré-candidatura e quer ser candidato pela Rede, onde foi eleito vereador e deputado. Só sai da Rede se não tiver legenda; nesse primeiro momento o PRB é segundo plano. Xambinho deve procurar a Rede para falar da intenção de disputar a Prefeitura da Serra. Paralelo a isso vamos fazer reuniões e montando chapas, e dialogando com os republicanos. Com Vandinho e PSDB podemos ter convergência em primeiro turno ou em segundo”, explicou.

O encontro contou com a presença de lideranças de outros municípios, como o vereador de Laranja da Terra, Gilson Gomes Filho, que fez uso da palavra. “Tenho ouvido discursos recentes de ‘virar a página’, mas prefiro outro caminho, sou de reconhecer o valor dos últimos atores políticos da serra, mas de reconhecer também o legítimo direito de novos atores surgirem, especialmente Gustavo, um médico, empreendedor e extremamente apaixonado pela cidade”, avaliou.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também