Aprovada a reforma da Previdência Estadual

Compartilhe:
O projeto está tramitando em regime de urgência na Assembleia. Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (25), a Assembleia Legislativa aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2019, que altera a idade para aposentadoria dos servidores públicos estaduais. A proposta recebeu 18 votos favoráveis e 9 contrários.

Deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei Complementar 29/2019, que altera de 11% para 14% a contribuição dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

A PEC altera a idade mínima de aposentadoria das mulheres de 55 para 62 anos e dos homens de 60 para 65 anos. Professores que atuem na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio terão redução de cinco anos para se aposentarem.

Também acrescenta a aposentadoria compulsória aos 75 anos na forma de lei complementar federal. No texto em vigência há a compulsória aos 70 anos, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Quem tiver condições de se aposentar, mas optar por permanecer em serviço fará jus a um abono de permanência no valor da contribuição previdenciária até completar a idade da compulsória.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também