Após decisão do TC-ES, gratificações concedidas aos servidores da Serra, em 2020, devem ser suspensas

Compartilhe:
Município abriu 400 vagas de estágio. Foto: Divulgação
A prefeitura terá que suspender a gratificação por produtividade aos fiscais e procuradores municipais. Foto: Divulgação

As gratificações concedidas aos servidores da Serra, em 2020, podem ter infringido a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e devem ser suspensas. É o que determina decisão do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES).

Segundo a decisão, assinada pelo conselheiro Carlos Rana, os benefícios colocam em risco o cumprimento da LRF e também a Lei Federal, em vigência desde o ano passado, que instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. Este programa exige corte de gastos por parte dos municípios para ter acesso à ajuda federal.

Com isso, a prefeitura terá que suspender a gratificação por produtividade aos fiscais e procuradores municipais. Já o Instituto de Previdência dos Servidores deve suspender a incorporação aos proventos de inatividade das gratificações de produtividade fiscal. Da mesma forma, a Câmara de Vereadores deve suspender a gratificação aos procuradores.

Os benefícios foram concedidos na gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede).

Por meio de nota, o ex-prefeito da Serra disse que a gratificação de caráter vencimental dos procuradores foi uma iniciativa da Câmara da Serra, através de emenda ao Projeto de Lei. Audifax Barcelos dias ainda que vetou a emenda, por ocasionar o aumento de despesa com pessoal, ato vedado no último ano de mandato, mas a Câmara derrubou o veto e promulgou a Lei 5216/2020 nos últimos 10 dias do mandato, isto é 21/12/2020, fato comprovado na assinatura da Publicado no diário oficial dos Municípios em 22/12/2020.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também