Após aglomerações na eleição, vereadores querem escolher presidente da Câmara sem público

Compartilhe:
Eleição ocorre no dia 1° de janeiro de 2021. Foto: Gabriel Almeida | Arquivo TN
Eleição ocorre no dia 1° de janeiro de 2021. Foto: Gabriel Almeida | Arquivo TN

Após promoverem diversas aglomerações durante a campanha eleitoral deste ano, os vereadores da Serra querem realizar a eleição da mesa diretora sem público. O evento ocorre no dia 1° de janeiro de 2021 e será decisivo para definir quem será o próximo presidente da Câmara. A justificativa dada pela casa de leis é o agravamento da pandemia causada pelo coronavírus no Espírito Santo, inclusive na cidade. A cerimônia não será aberta ao público e terá limitação de pessoas convidadas pelos políticos vencedores da eleição de 2020.

No mesmo dia da eleição, também acontece a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores. Apesar do público comum não ter autorização para participar, todo o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da casa de leis. Ao TEMPO NOVO, a Câmara informou que ainda está decidindo se os nomes que serão empossados terão direito a acompanhante. Até o momento, cada um poderá levar uma pessoa, mas essa decisão (se terá direito a acompanhante ou não) ainda será tomada pelos parlamentares atuais.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

O prefeito eleito, Sérgio Vidigal (PDT), vice-prefeito eleito, Thiago Carreiro (Cidadania), e os vereadores escolhidos pela população participarão presencialmente. O evento vai acontecer no dia 1° de janeiro de 2021, mas ainda não foi divulgado o horário de inicio e término.

Vale lembrar que a participação do público sempre foi grande nas posses e eleições da mesa diretora. Há quatro anos, por exemplo, houve tumulto, aglomerações e confusão na galeria da Câmara – espaço onde os serranos podem acompanhar tudo de perto. Neste ano, segundo recomendações das autoridades de saúde, podem ocorrer reuniões e eventos desse tipo, mas com distanciamento social e uso de máscara.

Diplomação

Conforme informado anteriormente, a diplomação, que ocorre ainda nesta semana, também será on-line. A Justiça Eleitoral escolheu o formato virtual também devido o aumento de casos confirmados e mortes por coronavírus em todo o Espírito Santo. A solenidade estava prevista para ser realizada presencialmente, mas a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE) foi contrária.

+ Maioria dos vereadores fecha com Vidigal, mas grupo diverge sobre reeleição de Rodrigo Caldeira

A reportagem apurou que o evento ocorrerá na quinta-feira (17) e somente pessoas convidadas pelo TRE-ES poderão assistir. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom – uma plataforma de reuniões on-line que vem sendo muito utilizada durante a pandemia do coronavírus por diversos órgãos públicos e até empresas privadas.

Na diplomação, estarão presentes o prefeito eleito, Sérgio Vidigal (PDT), o vice-prefeito eleito, Thiago Carreiro e os 23 vereadores escolhidos pela população no mês passado. Além deles, os suplentes também serão diplomados.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também