Após 18 meses, Projeto ‘LitERÊtura’ da Serra é concluído com lançamento de livro e documentário sobre a cultura africana e afro-brasileira

Compartilhe:
Projeto LitERÊtura apresentou grande ampliação do conhecimento da cultura africana e afro-brasileira para os estudantes
Projeto LitERÊtura apresentou grande ampliação do conhecimento da cultura africana e afro-brasileira para estudantes e professores serranos. Foto: Divulgação 

No último sábado (30), concentrado na Emef Antônio Vieira de Rezende, no bairro Central Carapina, foi concluído o projeto o ‘LitERÊtura’.

A parceria Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com a Secretaria de Educação da Serra (Sedu), por meio da Coordenação de Estudos Étnico-raciais se mostrou de extrema importância na valorização e ampliação do conhecimento da cultura africana e afro-brasileira por meio de atividades com a temática apresentada.

Durante os 18 meses o projeto debateu os temas através do Ciclo de Lives no canal EducaSerra, disponível no Youtube, possibilitando o acesso à informação em tempos de pandemia e desempenhando uma série de ações pela cidade da Serra.

Professores da rede tiveram a oportunidade de participar de uma formação, onde puderam captar competências para ensinar, aprimorando formas de pensar a cultura afro e assim transmitir para os estudantes na vida escolar, social e produtiva.

Já os alunos foram presenteados com um dos maiores acervos literários do país com temática da história e cultura africana e afro-brasileira e tiveram a oportunidade de se expressar na co-participação da pintura grafite do muro da quadra da escola.

Como resultado do projeto, o documentário “Um Banquete Literário” foi produzido pelos participantes, onde os alunos e professores contam as vivências aprendidas no LitERÊtura.

A coordenadora de Estudos Étnico-raciais da Secretaria de Educação da Serra, Juliana Lucas, avaliou o documentário.

”O documentário Um Banquete Literário resume de modo afetuoso a beleza das ações pedagógicas e os desdobramentos das intervenções do projeto na escola”, descreveu.

Também foi lançado um livro, escrito coletivamente, que reúne textos dos professores da escola, da Coordenação de Estudos Étnico-raciais da Serra (CEER), participantes do grupo de pesquisa LitERÊtura e colaboradores.

As duas obras foram entregues no seminário de fechamento no fim do mês de abril e estão disponíveis on-line para toda a população.

O Livro e o documentário podem ser acessados nos links abaixo:

Documentário: https://youtu.be/rPB26isYV4w

Livro: https://literetura.wordpress.com/literetura-e-ceert

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também