Aplicativo ajuda alunos a reduzir abandono do Ensino Superior

Índice se aproxima de 50%, de acordo com o Ministério da Educação. Motivo é falta de orientação profissional.
Compartilhe:

Para reduzir a evasão em cursos do Ensino Superior, escolas capixabas estão buscando maneiras de trabalhar a orientação profissional com estudantes. Uma delas é a adoção de um aplicativo que funciona como um guia profissional – oferece vídeos com informações sobre os cursos, depoimentos de profissionais da área, e ainda vai reunir dados sobre as universidades.

A ferramenta tem feito sucesso e está sendo chamada de “Netflix das profissões” pelos alunos. No Brasil, apenas 8% dos estudantes de Ensino Médio estão em programas vocacionais e, de acordo com o Ministério da Educação, 49% dos jovens que ingressam no Ensino Superior, não concluem o curso.

Por isso, cerca de 50 escolas capixabas já implantaram a ferramenta e mais de seis mil alunos já têm acesso ao aplicativo que funciona como uma fonte segura de informação sobre as profissões e auxilia os estudantes na escolha assertiva da carreira.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na Serra, os colégios Darwin, Múltipla, Cedtec, Cobe, Sesi e Rede Alternativo já estão colhendo os frutos dessa mudança. “Utilizando essas plataformas, a escola pode acompanhar o envolvimento e a evolução dos alunos neste processo de decisão. A dúvida em relação ao futuro repercute na saúde emocional desses jovens e, por consequência, no desempenho escolar”, explica a psicóloga Érica Canal.

KUAU – plataforma de orientação profissional:

– Quem pode usar? Escolas públicas ou privadas.

– Como usar? A escola precisa se credenciar. Após o credenciamento, alunos matriculados recebem um código de acesso. O sistema pode ser acessado por um aplicativo no celular ou pelo computador.

O estudante escolhe de 1 a 3 cursos de interesse e assiste a vídeos depoimentos de universitários, profissionais recém-formados e profissionais experientes. Durante os vídeos, o estudante responde a perguntas sobre o assunto abordado e o “termômetro da afinidade” indica com qual curso ele mais se identificou.

– Valor? Gratuito, tanto para escolas quanto para estudantes.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também