
Fundada em 30 de abril de 1981, a Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) da Serra está completando 40 anos de atuação. A Apae é uma organização social que tem a promoção da qualidade de vida da pessoa com deficiência como principal meta. A instituição atende 848 usuários e suas famílias.
Este ano, mais uma vez, não haverá comemoração com usuários, famílias e parceiros, em função da pandemia da covid-19. As festividades acontecerão por meio de uma campanha nas redes sociais, com depoimentos e o lançamento de um novo site, nos próximos dias. Além disso, a Apae da Serra contará com um selo comemorativo.
A Apae da Serra conta com 81 profissionais distribuídos na clínica, escola, área social e administrativo. Em 2020 foram 15.785 atendimentos na clínica, 33.445 na área social e 34.080 na educação visando a habilitação e reabilitação dos usuários.
Leia também
Na área da saúde, a Apae da Serra oferece atendimento de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapeuta Ocupacional, Neuropediatra, Psiquiatra e Odontologia. A instituição também proporciona atendimento na área da Assistência Social, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Centro de Convivência para os usuários.
A entidade também oferece projetos que estimulam o desenvolvimento dos usuários, como o Abram as Cortinas, em parceria com o Cartório Etelvina, Arte e Dança, em parceria com a ArcelorMittal, Equoterapia, em parceria com a Eco 101, e Esporte, em parceria com a Unimed. Também tem parceria com a Prefeitura da Serra e com a Secretaria de Estado da Educação, e é contemplada com o Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) através de quatro projetos (interdisciplinar, Fisioterápico, cardiopediatra e nutricionista e Teste da orelhinha).

