O governador Renato Casagrande (PSB) está fazendo um pronunciamento, nesta quarta-feira (26), para apresentar a nova matriz de risco do coronavírus no Espírito Santo. Além disso, serão apresentadas novas medidas de controle ao coronavírus. A transmissão está sendo feito através de suas redes sociais e pode ser assistida no vídeo acima.
Durante a transmissão, Casagrande explicou que o primeiro mapa da matriz de risco foi no mês de abril. “Este é o vigésimo mapa. Nessa fase, estamos denominando a matriz de risco de convivência. Desde o primeiro momento, depois que a pandemia se alastrou, começamos a tomar diversas medidas de barreira ao contágio e de convivência dessa pandemia, de médio e longo prazo. Nessa nova matriz, de convivência, estamos tratando do eixo ameaça três indicadores: os casos ativos de 28 dias atrás; testes por mil habitantes; média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. E no eixo vulnerabilidade, a ocupação de leitos”.
O governador também disse que irá conversar com os prefeitos da Serra sobre a situação de cada cidade na pandemia. “Os indicadores que usamos: média móvel, taxa de testagem… Isso tudo está no Painel Covid-19. O município pode atuar e testar mais, pode acompanhar mais os casos, o município pode isolar casos ativos e dar atenção especial no acompanhamento das pessoas contagiadas. O município, através dos grupos de gestão da Covid, pode fazer isolamento, podem testar mais, podem interferir se vai ser risco alto, moderado ou baixo de acordo com esses indicadores”.
Leia também
Leia também:
+ Tempo Novo lança websérie sobre história e cultura da Serra: assista ao primeiro episódio
+ Serra registra aumento de mortes diárias por coronavírus e perde cinco moradores em 24h

