Alunos de escola pública na Serra produzem livro de poesias

0
Alunos de escola pública na Serra produzem livro de poesias
Alunos da escola Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, viajaram ao mundo da literatura com o projeto ‘Poesia em Sala de Aula’. (Foto: Montagem TN/Divulgação)

Poesia e contação de histórias tomaram conta da EMEF Profª Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, na tarde desta sexta-feira (26). Os alunos tiveram uma tarde diferente da rotina das salas de aula, quando embarcaram em uma viagem literária e poética, e ainda produziram um livro de poemas.

O projeto ‘Poesia em Sala de Aula’ permitiu às crianças lerem e criarem seus próprios textos. A pedagoga Joyce Rocha Alves contou que a intenção da iniciativa é apresentar aos alunos o universo da poesia.

“A partir desse primeiro contato, eles teriam a oportunidade de ler, compreender, interpretar, produzir e declamar poemas”, ressalta.

Ela relata que as crianças aprenderam os gêneros textuais como poema, acróstico, quadrinha, entre outros. E a vivência de cada um foi elemento fundamental para a criação pelos alunos das poesias, que foram organizadas em forma de livro.

Os alunos também fizeram apresentações culturais de música e dança e entregaram os livros – intitulados ‘Sabor de Poesia’ – aos pais, que também prestigiaram o evento.

Alunos de escola pública na Serra produzem livro de poesiasE para que os alunos pudessem se apropriar dessa experiência literária, foi realizada uma aula especial, chamada de ‘Café com Poesia’, com a presença da escritora capixaba Andréa Espíndula (foto ao lado), que apresentou seu trabalho de contação de histórias.

Ela é autora de obras literárias infantis conhecidas em todo o Espírito Santo, como ‘Capixabinha’ e ‘Colorindo meu Espírito Santo’.

Comentários