21.8 C
Serra
segunda-feira, 06 de julho de 2020

Alunos da Serra farão teatro para homenagear Chico Prego e Consciência Negra

Leia também

Projeto garante teste gratuito de coronavírus a doadores de sangue

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei versa sobre a inclusão de testes para detecção da Covid-19 em...

Viviane Miranda fará segunda live solidária no dia 12 de julho

A cantora Viviane Miranda, moradora de Feu Rosa, na Serra, fará sua segunda live solidária no próximo dia 12...

Como fica o direito da gestante a um acompanhante no momento do parto durante a pandemia

O direito a um acompanhante durante o parto é garantido pela lei federal nº 11.108 de 2005 (lei do...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Alunos durante a encenação do ano passado. Foto: Divulgação

No Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – uma quarta-feira – alunos de uma escola pública da Serra Sede vão homenagear os negros e também a Insurreição do Queimado.

Estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Serra Sede vão promover a partir das 13 horas uma série de atividades para lembrar a data com apresentações e danças. E às 17 horas, haverá o teatro que começa na quadra da escola, que fica ao lado do Fórum e de lá sai em caminhada com bandas de congo e cavaleiros, além de cartazes, até a praça da feira orgânica na Sede.

A encenação começa na quadra Escola Estadual Serra Sede. Foto: Divulgação Escola 2019

A encenação dura cerca de 40 minutos e está sem seu quinto ano de realização. Quem conta é o professor de Ciências da instituição de ensino, Rogger Martinelli.

“Chico Prego, que foi um dos líderes e considerado o herói da revolta que ocorreu em 19 de março de 1849, é arrastado pelas ruas por uma cavalo. Depois vamos até a praça da feira onde é realizado o enforcamento de Chico Prego. Depois os negros carregam ele até os pés da estátua, onde acontece uma fala e ele acaba ressuscitando com o grito de liberdade dos escravos. Nosso objetivo é tornar esta história conhecida, uma vez que esta revolta é a maior do ES e nos nossos livros didáticos ela não existe, estudamos outras coisas como o Zumbi dos Palmares e queremos por meio dessas ações divulgar o conhecimento”, conta.

Além disso, segundo o professor, a ideia também é sensibilizar os alunos quanto a luta contra o preconceito, o racismo e a desigualdade entre brancos e negros, ricos e pobres.

Pintura do artista plástico Valter Assis (in memorian) que retrata conversa entre o Frei Gregório e os escravos. Foto: Arquivo TN

História

A Insurreição de São José do Queimado foi liderada pelos escravos Chico Prego, João da Viúva e Elisiário Rangel, e ocorreu no dia 19 de março de 1849, há 170 anos. A revolta ocorreu porque o padre Gregório José Maria de Bene prometeu liberdade aos escravos que construíssem a igreja. Carta de alforria esta que seria dada no dia da entrega da obra. A promessa não foi cumprida e ocorreu a revolta.

Pintura de Valter Assis (in memorian) da antiga vila de São José do Queimado, que foi palco da revolta dos escravos. Foto: Arquivo TN

Foram chamadas tropas de Vitória e do Rio de Janeiro para conter os rebelados, que foram presos. Elisiário conseguiu fugir da cadeia; João da Viúva e Chico Prego foram açoitados e enforcados, assim como a grande maioria dos revoltosos, que chegaram a cerca de trezentos. Hoje, Chico Prego tem uma escultura em uma praça, próximo do local onde foi enforcado, em 11 de janeiro de 1850.

 

Comentários

Mais notícias

Viviane Miranda fará segunda live solidária no dia 12 de julho

A cantora Viviane Miranda, moradora de Feu Rosa, na Serra, fará sua segunda live solidária no próximo dia 12 de julho, as 16 horas....

Como fica o direito da gestante a um acompanhante no momento do parto durante a pandemia

O direito a um acompanhante durante o parto é garantido pela lei federal nº 11.108 de 2005 (lei do acompanhante), que alterou a lei...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!