
A partir de 2026, cerca de 200 mil alunos da Rede Pública Estadual do Espírito Santo passarão a receber uniformes escolares gratuitamente. A medida faz parte de um projeto da Secretaria da Educação (Sedu) que visa modernizar o vestuário dos estudantes, promovendo mais conforto, praticidade e reforçando o sentimento de pertencimento à escola.
O novo uniforme trará um design atualizado e uma variedade maior de peças, como camisas, calças e bermudas. Além de padronizar o visual nas escolas, a iniciativa busca garantir igualdade entre os estudantes e fortalecer a identidade visual da rede.
Alunos poderão escolher modelo dos uniformes
A escolha do novo uniforme está sendo feita de forma colaborativa. Entre os dias 12 e 26 de maio, estudantes, professores, pais, responsáveis e demais membros da comunidade escolar poderão votar em uma das seis propostas desenvolvidas por estudantes e profissionais da área de design.
A votação ocorre no site da Secretaria de Educação, com limite de um voto por CPF.
Design com identidade capixaba
Os modelos disponíveis para votação foram criados durante uma maratona criativa promovida pela Sedu no HUB ES+, em Vitória, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo. O evento reuniu alunos da rede estadual matriculados em cursos técnicos de moda e design, profissionais das áreas criativas e servidores da Secretaria da Educação.
A proposta era desenvolver uniformes modernos, funcionais e inclusivos, que representassem a diversidade e a identidade dos estudantes capixabas.
O uniforme escolhido será anunciado em agosto, em uma cerimônia com desfile de apresentação. “Mais do que uma peça de roupa, o uniforme gratuito representa igualdade, segurança e orgulho para nossos alunos. Essa iniciativa é mais um passo na valorização da educação pública capixaba”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.