Alteração nos olhos dos pets podem ser sinal de doenças

Compartilhe:
carrapato-capa
A doença do carrapato provoca alteração nos olhos. Foto: Reprodução Internet Site 6 Patas

Apesar de algumas doenças se manifestarem de forma silenciosa nos cães e gatos, existe uma maneira de descobrir se algo está errado com o seu animal: através do exame oftálmico. De acordo com a médica veterinária Úrsula Guberman, especializada em Oftalmologia, é comum que o primeiro sinal alterado seja o ocular.

“O exame oftálmico pode identificar uma doença no animal que ainda não se manifestou. É comum que o primeiro sinal seja alteração ocular, por isso é importante que os donos estejam atentos aos olhos dos pets o tempo todo”, explica a médica veterinária.

De acordo com Úrsula, entre as doenças que causam alterações oculares estão a doença do carrapato, alguns tipos de câncer e a hipertensão arterial sistêmica, que pode causar cegueira súbita em cães e gatos e, geralmente, demora a se manifestar de outra forma.

Por isso, a médica veterinária defende que manter os exames oftálmicos completos em dia, incluindo fundoscopia, é importante, pois eles podem detectar doenças de forma precoce e aumentar a eficiência do tratamento. “O ideal é que os pets sejam acompanhados por um médico veterinário especializado em Oftalmologia, além do clínico geral”, pontua.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também