Acidente na Serra: carro despenca em ribanceira e resgate mobiliza dois guinchos

Compartilhe:
guinchos serra

Uma das faixas da rodovia Norte Sul, na Serra, precisou ser interditada na manhã desta terça-feira (5) para a retirada de um carro que caiu em uma ribanceira durante a manhã da segunda (4) no trecho que fica logo após o bairro Barcelona, no sentido Taquara. Foram preciso dois guinchos para realizar o resgate.

A interdição, que aconteceu por volta das 8h30 e o fluxo de veículos está normal, de acordo com o Departamento Operacional de Trânsito da Serra (DOT) que acompanha o resgate do veículo — um Toyota Corolla.

De acordo com informações apurados pelo TN, a motorista perdeu o controle da direção e saiu da pista, despencando por um barranco com cerca de 8 metros de declive e aproximadamente 12 a 15 metros de profundidade.

“Sabemos que houve a perda de controle do veículo e que ele foi parar lá embaixo. Não sabemos se houve algum choque antes, porque o carro está muito abaixo do nível da pista. No asfalto, há marcas de arrastamento dos pneus”, explicou um dos agentes que atende a ocorrência ao TN.

A operação de retirada exigiu o bloqueio temporário da via e será feito de forma integrada entre o DOT/Serra e uma equipe da Porto Seguro, seguradora responsável pela remoção. Para resgate do veículo, foram necessários dois guinchos. A complexidade da operação se deve ao local de difícil acesso e à necessidade de guindaste ou outro equipamento especial para içar o veículo com segurança.

A condutora foi socorrida e levada ao hospital. Ainda não há informações precisas sobre o estado de saúde da vítima ou a dinâmica completa do acidente — se ela estava sozinha ou se houve envolvimento de outro veículo.

Ações para um trânsito menos violento na Serra

Diante do cenário alarmante, a Prefeitura da Serra, por meio do Departamento Operacional de Trânsito (DOT), tem intensificado ações de educação e fiscalização.

Um dos principais projetos é o Transitando, voltado à educação no trânsito para crianças da rede municipal. O objetivo é formar motoristas e pedestres mais conscientes desde cedo.

Além disso, o DOT atua em conjunto com a Guarda Civil Municipal, BPTran, PRF, Samu, Corpo de Bombeiros e a Eco101. Essas parcerias permitem a realização de operações conjuntas de segurança viária, blitz educativas e atendimento a situações de risco.

Como a população pode ajudar

Vale destacar que a colaboração da comunidade é essencial para melhorar a segurança nas vias. O cidadão pode denunciar ou relatar problemas relacionados ao trânsito diretamente aos canais do DOT:

WhatsApp: (27) 98182-0220

Telefone fixo: (27) 3011-6909

Entre as situações que podem ser informadas estão:

Veículos abandonados

Semáforos com defeito

Acidentes em vias municipais

Animais soltos nas ruas

Fios caídos, postes danificados

Vazamento de óleo na pista

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também