Academia de Letras de Serra  fecha ano com site e revista  | Portal Tempo Novo

Serra, 18 de Janeiro de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 21 de dezembro de 2018 às 9:39

Academia de Letras de Serra  fecha ano com site e revista 

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

 

João Luiz Castello é o presidente da Aleas que terá intensa programação em 2019. Foto: Ana Paula Bonelli

A Academia de Letras e Artes da Serra (Aleas) completou 25 anos de história em agosto e 2018 foi um ano de muitas conquistas para os trinta e sete acadêmicos da entidade. O presidente da Aleas, João Luiz Castello Lopes Ribeiro é quem conta os feitos da academia.

Uma das conquistas, segundo Castello foi à regularização da Aleas. “Também fizemos palestras em escolas com os acadêmicos Pedro Paulo e Teodorico Boa Morte. Lançamos a Revista da Academia e muitos livros de escritores serranos, além também do site da Aleas, o www.aleas.org.br, que entrou no ar em dezembro e mostra as ações realizadas”, destaca.

A entidade se fez presente em eventos importantes como a 5ª Feira literária Capixaba que aconteceu na Ufes e também da feira que aconteceu em Cariacica. “A experiência foi tão positiva que já estamos dentro da programação da 6ª edição e participando intensamente da organização da agenda ao lado da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico”, comenta.

A Aleas será a responsável pela organização da Pré-Feira Literária Capixaba que acontecerá em Manguinhos, no dia 23 de fevereiro de 2019, que terá muita literatura, congo e música.

João Luiz destaca ainda a participação na solenidade de entrega do terreno onde será construído o teatro municipal, ocorrida em julho. Também teve presença na Semana da Árvore no Parque da Cidade e na Semana Cultural da Serra que aconteceu na Câmara de Vereadores.

João Luiz foi eleito presidente em dezembro de 2017, cujo mandato terminará em dezembro de 2019. O vice-presidente da entidade é o historiador Clério Borges, o secretário é Carlos Nodier Fraga de Miranda e o tesoureiro é Adir Ribeiro.

O presidente conta que para 2019 a entidade prepara projeto para entrar nas escolas municipais levando conteúdos literários de escritores serranos. A iniciativa é do acadêmico Marcos Arrebola. “Tivemos audiência com o prefeito e oferecemos trabalho voluntário. Fomos bem recebidos e pretendemos levar o projeto a frente”, destaca João Luiz. 

Entidade faz missão em Portugual e mira convênio

Um dos destaques de 2018 foi uma missão oficial da Aleas, em Portugal. João Luiz esteve na cidade de Penafiel, onde foi recebido pelo governo de lá. “Na oportunidade foi solicitado um convênio cultural entre Penafiel e Serra, pois foi lá que nasceu o primeiro presidente do governo municipal da Serra, Luiz Barbosa Leão, que esteve no poder de 1890 a 1900. Ele é avô de Aristóbulo e Kociuszko Barbosa Leão, fundadores da Academia Espirito Santense de Letras”, conta.

 O presidente diz ainda que Luiz Barbosa também é bisavô de Judith Leão Castello Ribeiro, primeira mulher candidata a um cargo eletivo no Brasil em 1934, eleita deputada em 1947, se tornando a primeira mulher no cargo no ES. Judith também é fundadora da Academia Feminina de Letras. Luiz Barbosa é ainda bisavô de Rômulo Leão Castello, prefeito da Serra de 1947 a 1951”. Também são descendentes de Luiz Barbosa Leão a cantora Nara Leão e a escritora Danuza Leão.




O que você acha ?

Você é a favor da facilitação da posse de arma no Brasil?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por