Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura anunciou a nomeação dos 50 primeiros aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM). A medida marca um novo avanço no fortalecimento do efetivo que atua diretamente na proteção da população, do patrimônio público e na prevenção de crimes.
Com a chegada dos novos agentes, o município amplia significativamente a presença da GCM nas ruas, sobretudo em regiões com maior fluxo de pessoas, como centros comerciais e bairros com demanda elevada por policiamento. Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, os guardas também vão contribuir com ações integradas junto às demais forças de segurança, garantindo mais tranquilidade e qualidade de vida aos serranos.
Compromisso com a segurança
Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a nomeação é um passo estratégico e resultado de um trabalho que começou em gestões anteriores, mas que se concretiza com compromisso e foco nos cidadãos.
“Hoje, damos mais um passo importante para reforçar a segurança da nossa cidade com a nomeação de 50 novos guardas municipais. Esse é o resultado de um concurso iniciado e planejado na gestão de Sergio Vidigal, que agora se concretiza. A Guarda não representa apenas presença nas ruas, mas também proteção, acolhimento e prevenção. Seguimos firmes no compromisso de construir uma Serra cada vez mais segura para todos os serranos”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, reforçou que a ampliação do efetivo já está contribuindo para os bons resultados nos índices de segurança da cidade:
“Estamos investindo em equipamentos, tecnologia e principalmente em pessoas. Com mais agentes atuando nas ruas, conseguimos aumentar a segurança, prevenir conflitos e dar respostas mais rápidas às ocorrências. Esse reforço é fundamental para manter os avanços que a Serra tem conquistado na área da segurança”, disse.
Período de adaptação e qualificação
Antes de assumirem seus postos de forma plena, os novos guardas municipais passarão por um processo de integração e adaptação. Eles serão capacitados em setores da própria GCM e da Prefeitura, além de receberem os equipamentos necessários para as atividades operacionais.
Durante esse período, será feita uma análise de perfil profissional para alocar cada agente de forma estratégica, de acordo com as necessidades da corporação. O foco será o serviço operacional, com destaque para o policiamento ostensivo, prevenção de conflitos e atendimento direto à população.
Mais presença, mais prevenção
Com a incorporação dos novos agentes, a Guarda Municipal poderá ampliar o alcance de programas e ações estratégicas, como o Núcleo de Inteligência e a Patrulha Maria da Penha, que atua na proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade.
A previsão é de que os novos guardas reforcem o patrulhamento em pontos de maior circulação, como áreas comerciais e espaços públicos, além de atuarem em eventos e operações integradas com outros órgãos de segurança.

