3ª Via entre Serra e Vitória depende da Vale e ArcelorMittal. E o que elas dizem?

A nova rodovia vai passar por áreas da Vale e da ArcelorMittal.
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A obra da 3ª Via entre Serra e Vitória vai passar por áreas da Vale e da ArcelorMittal. Crédito: Divulgação

A obra da tão aguardada terceira ligação viária entre Serra e Vitória está cada vez mais próxima de sair do papel. O projeto, que prevê investimento de cerca de R$ 240 milhões, já tem o contrato de financiamento internacional assinado e o projeto executivo concluído. Porém, para que a licitação seja realizada, ainda falta um passo crucial: o aval de duas gigantes do mercado capixaba.

Trata-se da Vale e da ArcelorMittal, que precisam autorizar o uso de áreas dentro e nas margens do Complexo de Tubarão. As tratativas legais entre a Prefeitura da Serra, a mineradora e a siderúrgica estão em andamento.

A ArcelorMittal avaliou a proposta como positiva. Em nota, afirmou que entende que iniciativas desse porte contribuem para o desenvolvimento da região e a melhoria da mobilidade urbana. A siderúrgica destacou ainda que mantém diálogo constante com a Prefeitura da Serra e colabora, dentro de suas possibilidades, para viabilizar o projeto.

Já a Vale não respondeu sobre sua opinião em relação à obra, mas informou que mantém conversas com o município sobre o tema.

3ª Via entre Serra e Vitória: a nova rodovia de R$ 240 milhões

A primeira etapa da nova ligação viária abrangerá áreas estratégicas da Serra. O ponto inicial será próximo à Avenida Brasil, em Novo Horizonte, onde estão previstos viadutos e vias expressas no entorno da ArcelorMittal.

O percurso seguirá por Jardim Limoeiro, terá conexões com o Terminal de Carapina e incluirá a construção de um novo viaduto ao lado da ponte que cruza a linha férrea da Vale, em frente à UPA de Carapina.

Na sequência, a rodovia passará por áreas da mineradora, seguirá atrás do bairro Hélio Ferraz e se reconectará à Avenida Norte Sul próximo ao condomínio Rossi, nas imediações do Shopping Mestre Álvaro.

Com isso, motoristas terão uma alternativa para escapar dos constantes congestionamentos da Norte Sul nas regiões de Carapina e Jardim Limoeiro.

Também está prevista a construção de um mergulhão em parceria com o Governo do Estado, eliminando os engarrafamentos causados pelo semáforo no entroncamento entre as avenidas João Palácio e Rio Amazonas.

O Portal Tempo Novo produziu um vídeo com simulações que revelam como ficará a 3ª Via após a conclusão, incluindo projeções de viadutos, elevados e ciclovias ao longo do trajeto. O material mostra como a nova rodovia pretende desafogar o trânsito nos principais corredores que ligam Serra e Vitória, como a BR-101, a Avenida Norte Sul e a Rodovia das Paneleiras.

Financiamento internacional para a obra da Serra

Para viabilizar o projeto, a Prefeitura da Serra contratou um empréstimo internacional de US$ 57,6 milhões (cerca de R$ 345 milhões na cotação atual) junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco dos BRICS. O valor foi aprovado pelo Senado Federal com aval da União.

Desse montante, R$ 240 milhões serão destinados exclusivamente à 3ª Via, enquanto o restante financiará outras obras de mobilidade no município.

O NDB é um banco multilateral formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, criado para apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

Expansão até Vitória

A segunda etapa da obra prevê a expansão da rodovia até o bairro Jardim Camburi, em Vitória. Para isso, será necessário novo acordo entre a Vale, a ArcelorMittal e a Prefeitura da capital. O traçado preliminar considera o uso de trechos das avenidas Dante Michelini e Munir Hilal, passando próximo ao condomínio Atlântica Ville.

Segundo o prefeito Weverson Meireles, a obra terá reflexos que vão além da mobilidade urbana.

“Essa ligação vai conectar Jardim Camburi a Carapebus, melhorando o trânsito e valorizando a orla da Serra. É um passo importante para gerar empregos e fortalecer a economia local”, afirmou.

Obra da 3ª Via é histórica para a mobilidade da Grande Vitória

A 3ª Via é considerada a maior intervenção viária da Serra desde a construção da Avenida Norte Sul, nos anos 1980, e da duplicação da BR-101, na década de 1990. Além de simbolizar um avanço na mobilidade urbana, marca a primeira vez que o município conquista um financiamento internacional desse porte.

Para os moradores, a nova ligação promete reduzir o tempo de deslocamento diário, oferecer alternativas seguras e desafogar as principais vias de acesso entre Serra e Vitória, transformando a rotina de quem depende dessas rotas.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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