[secondary_title]

Conheça as propostas de Audifax e Vidigal para segurança e desenvolvimento econômico

- PUBLICIDADE-

O jornal Tempo Novo segue com o ciclo de entrevistas com os candidatos do segundo turno a Prefeitura da Serra. Nesta terceira rodada, serão abordados temas voltados a segurança e desenvolvimento econômico, bem como soluções para conter a violência e saídas para a cidade voltar a crescer. Confira as propostas dos candidato Audifax Barcelos (Rede) e Sérgio Vidigal (PDT).

Audifax disse que vai pedir mais policiais ao Governo do Estado. Foto: Joatan Alves
Audifax disse que vai pedir mais policiais ao Governo do Estado. Foto: Joatan Alves

Audifax Barcelos

“Quero implantar o Polo Tecnológico no município”

 [TN] A cidade segue como a que mais mata no ES. Quais propostas de política pública para reduzir os assassinatos?

[AUDIFAX BARCELOS] Vamos criar o Centro Integrado Municipal de Segurança Pública e Defesa Social para reunir num único espaço administrativo, os serviços voltados à defesa e segurança do cidadão (Guarda Municipal, Guarda de Trânsito, Guarda Patrimonial, Grupo de Salvamento Marítimo, Defesa Civil, Videomonitoramento e Observatório de Segurança Pública). Também vamos fortalecer o Programa de Olho na Escola, com a inclusão do Projeto “Escola de Pais”, cujo objetivo é fornecer momentos de encontro de formação dos pais de alunos das escolas atendidas pelo programa, com temas relacionados ao desafio de criar os filhos na sociedade contemporânea. Temos como meta também, ampliar a Guarda Civil Municipal e criar a Patrulha Escolar.

Qual a estratégia do senhor para articular politicamente junto ao Governo do ES, melhor estrutura de trabalho das polícias Civil e Militar, além de aumento do efetivo?

Vamos ampliar e aperfeiçoar as parcerias com as polícias civil e militar. Também vamos solicitar que o Governo do Estado aumente o efetivo de policiais da Serra e precisamos de mais viaturas.

 O que a gestão do senhor pretende fazer para atrair novas empresas para o município?

Criamos e vamos ampliar o programa de recompensa ao investimento, propiciando benefícios  com isenção Fiscal Municipal. Vamos desenvolver e ampliar o Projeto Investe Serra – criação de um portal dedicado aos investidores, contendo informações sobre o município, oportunidades de negócios, procedimentos e normas para instalação de empreendimentos na Serra. Também temos como meta, implantar o projeto de incentivo a economia criativa, com objetivo de atrair negócios mais sofisticados e integrados nacional e internacionalmente. Potencializar o desenvolvimento cultural, intelectual e artístico existentes nos bairros, com diversas oficinas profissionalizantes. Incentivar a implantação de clusters criativos em áreas subutilizadas e negócios voltados ao entretenimento e lazer: música, artes cênicas, artesanato, gastronomia, moda e design, fotografia e turismo.

Empoderar o empreendedorismo social, melhorar e agilizar análises dos processos de viabilidade das empresas, facilitar a implantação de centros de inovação, incubação, aceleradores e coworking. Implantar o Projeto Polo de Inovação Tecnológica da Serra, com atração de empresas da área de tecnologia para os polos existentes no município.

O complexo industrial de Tubarão é âncora para economia da Serra. O senhor vislumbra outro negócio com potencial para a cidade dar um novo salto de crescimento?

Estamos trazendo o Call Center do grupo italiano Alma Viva que vai gerar 6.000 empregos. Na área da Logística, o Contorno do Mestre Álvaro será um indutor do desenvolvimento. Estamos trabalhando para viabilizar um Porto em Carapebus de cargas gerais, que será estratégico para a Serra. Já no Turismo, temos como meta atrair parcerias privadas para a região de Jacaraípe e empreendimentos voltados para o turismo de aventura e vamos retornar com os quiosques.

É recorrente do setor produtivo a reclamação sobre lentidão e burocracia para aprovação de projetos, além da falta de qualificação da mão de obra. Quais propostas da sua gestão para atacar as deficiências nas duas frentes?

Mapeamento/Fluxo de Processos com simplificação de processos; Consultas online no Serra online (aplicativo em telefonia móvel); Processos já podem ser acompanhados por etapas e por áreas de aprovação; Acompanhamento semanal dos  empreendimentos com Secretários e mensal com o Prefeito.

Sérgio Vidigal

Sérgio Vidigal disse que em três anos, cerca de 3.2 mil empresas deixaram de operar no município da Serra. Foto: Divulgação
Sérgio Vidigal disse que em três anos, cerca de 3.2 mil empresas deixaram de operar no município da Serra. Foto: Divulgação

“Vou lutar pelo Aeroporto Internacional de Cargas”

 [TN]  A cidade segue como a que mais mata no ES. Quais propostas de política pública para reduzir os assassinatos?

[SÉRGIO VIDIGAL] A rede de vídeo proteção passará a funcionar 24 horas, será ampliada e interligada ao Ciodes. Hoje, infelizmente, mais de 60 câmeras estão inoperantes. As imagens captadas serão enviadas ao Centro de Controle Operacional de Vídeo Proteção da prefeitura. Módulos de segurança integrada também serão implementados, garantindo que os serviços da Guarda Municipal, ambulância e patrulha das escolas sejam otimizados. Precisamos também trabalhar as políticas públicas sociais, principalmente nos bairros de maior vulnerabilidade social. Ideias como o contra-turno escolar, cursos profissionalizantes, investir em educação para nossas crianças, com um trabalho especial para nossos jovens.

Qual a estratégia do senhor para articular politicamente junto ao Governo do ES, melhor estrutura de trabalho das polícias Civil e Militar, além de aumento do efetivo?

Sou amigo do governador. Conto com o apoio dele e do governo do Estado para olhar com carinho pela nossa cidade, ampliando o efetivo policial tanto para investigar os crimes, como para prevenir a ação de criminosos. Em nosso último mandato, pagamos adicional a policiais da ativa para ampliar o turno de serviço. Além disso, contratamos policiais da reserva para operarem a central de vídeo proteção da Serra e compramos viaturas para ampliar o poder de operação da PM.

O que a gestão do senhor pretende fazer para atrair novas empresas para o município?

Iremos implantar um instituto capaz de desburocratizar a atração dos empreendimentos. Vamos revisitar toda a legislação municipal para agilizar todo esse processo de implementação e atração de novas empresas. Também vamos criar uma porta de saída para o desemprego, com a “Agência Pró-Trabalho” e “Fundo de Aval”, que irá financiar microempreendedores que se encontram negativados. A construção do Contorno do Mestre Álvaro inaugura um novo eixo de desenvolvimento da cidade. A consequente municipalização da rodovia central da Serra é uma segunda avenida de desenvolvimento. A efetivação do aeroporto de Cargas é um terceiro elemento impulsionador de oportunidades.

O complexo industrial de Tubarão é âncora para economia da Serra. O senhor vislumbra outro negócio com potencial para a cidade dar um novo salto de crescimento?

Com a desburocratização dos licenciamentos na cidade, investimentos em diferentes áreas como turismo, o aeroporto de cargas, o investimento em educação, muitas frentes serão abertas para que o cidadão serrano consiga morar, trabalhar, ir ao médico, fazer suas compras, tudo isso, dentro de nosso município, com qualidade e agilidade no deslocamento.

É recorrente do setor produtivo a reclamação sobre lentidão e burocracia para aprovação de projetos, além da falta de qualificação da mão de obra. Quais propostas da sua gestão para atacar as deficiências nas duas frentes?

Nos últimos três anos e meio, 3.200 empresas deixaram de operar na Serra. Incentivos tributários e não tributários também precisam ser utilizados para atrair novos investimentos. Junto a tudo isso, a prefeitura precisa investir na educação, em toda a sua estrutura, com foco no nosso jovem, principalmente oferecendo educação profissionalizante em nossas escolas. A educação de jovens e adultos também precisa ser ampliada, oferecendo turmas durante a noite, mas também durante o dia, atrelada a uma educação profissionalizante, sempre de olho no potencial e na demanda do mercado serrano.

...

Pagode, sertanejo e muita comida gostosa na feirinha de Colina de Laranjeiras

Neste fim de semana, a Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, sediará uma edição especial da Feirinha Gastroartes. Agora, o evento se estende...

Sucesso do arrocha, Racine Neto faz show na Serra em maio

Revelação do arrocha em Pernambuco, o cantor Racine Neto fará sua estreia na Serra com um super show em Jacaraípe, no Recanto dos Pássaros,...

Vidigal reforça Weverson como seu sucessor: “não sou homem de duas palavras”

O meio político da Serra ainda especula sobre a possibilidade de o prefeito Sergio Vidigal (PDT) estar blefando ao anunciar que não irá disputar...

Prefeitura abre processo seletivo com 448 vagas e salários de até R$ 16 mil

A Prefeitura de Linhares, município do Norte do Espírito Santo, anunciou a abertura de um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais...

Festa retrô em Colina de Laranjeiras com Blacksete e convidados em maio

No próximo dia 10 de maio, o Arpoador Gastrobar, localizado em Colina de Laranjeiras, na Serra, será o cenário para a apresentação da Blacksete,...

Homem é preso por estupro de vulnerável após molestar criança de 6 anos na Serra

Um homem de 59 anos foi preso acusado de estupro de vulnerável no bairro Novo Horizonte, na Serra. O crime ocorreu na noite da...

Fique atento | Sábado tem matrícula presencial para o pré-Enem gratuito da Serra

Os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra devem ficar atentos ao período de matrícula presencial. Isto porque depois do...

Eleições 2024: conheça Professor Artur Costa e seus projetos como vereador da Serra

Com discurso de direita, José Artur Oliveira Costa tem conduzido seu mandato de vereador com pautas definidas por ele para a "manutenção dos valores...

Grupo Contauto abre 40 vagas de emprego para contratação imediata na Serra

O Grupo Contauto, empresa capixaba com mais de 50 anos no mercado automotivo, está com mais de 40 vagas de emprego abertas. Todas as oportunidades...
Anúncio
close-link