Quem gosta de planejar viagens ou descansar em feriados terá boas notícias: o ano de 2026 trará mais oportunidades de emendar datas com finais de semana do que 2025. Pelo menos nove feriados nacionais cairão em segundas ou sextas-feiras, garantindo dias extras de folga para os brasileiros.
Já em 2025, o calendário não foi tão favorável. Ao longo do ano, quatro feriados nacionais coincidiram com sábados ou domingos: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro). Com isso, muitas datas de descanso acabam “perdidas” nos fins de semana.
Feriados nacionais de 2026
O Portal Tempo Novo mostra as datas já confirmadas no calendário:
- 1º de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal
- 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça): Carnaval
- 3 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
- 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
- 1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho
- 4 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
- 7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil
- 12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (segunda-feira): Finados
- 15 de novembro (domingo): Proclamação da República
- 20 de novembro (sexta-feira): Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (sexta-feira): Natal
Pontos facultativos
As chamadas “emendas oficiais”, como Carnaval e Corpus Christi, ainda dependem da definição do Governo Federal e dos estados, por meio de portarias que costumam ser publicadas em dezembro. Por isso, o calendário completo com pontos facultativos só será conhecido no fim de 2025.
Leia também
Oportunidade de descanso
Na prática, 2026 deve garantir mais chances de viagens, lazer em família ou simplesmente de pausa para quem busca recarregar as energias. Os feriados que caem em segundas e sextas-feiras são os mais esperados, já que criam os tradicionais “feriadões”.

