18.8 C
Serra
quinta-feira, 28 de Maio de 2020

171 anos de Insurreição do Queimado com caminhada noturna, seminário e muita cultura

Leia também

Lixão vira canteiro em Manguinhos

Onde era ponto viciado de lixo, um canteiro. A parceria entre moradores de Manguinhos e a Prefeitura da Serra...

Fábio Duarte, escolhido por Audifax para ser o seu sucessor, fala um pouco da sua história

Administrar uma Prefeitura como a da Serra, o município mais populoso do Estado, não é para qualquer um. Suceder...

Destruição da Mata Atlântica reduz no ES, mas cresce em outros estados

Em tempos onde Brasília age abertamente para reduzir a proteção ambiental no país, uma boa notícia para os capixabas....
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Aspecto de como ficou a parte interna da igreja com o restauro. Foto: Bruno Lyra

No próximo dia 21 de março – um sábado – vai acontecer a 10ª Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneas de Queimado. O evento é realizado pelo Fórum Chico Prego e este ano terá o tema ‘Kizomba: Construindo Ninhos e Voltando para Casa’. A agenda acontece em alusão aos 171 anos da Insurreição do Queimado, ocorrida em 19 de março de 1849.

A caminhada, tem um percurso de quase 18km, e ajuda a relembrar a luta do povo negro. O trajeto tem lindas paisagens pelo caminho até chegar ao sítio histórico. As inscrições para quem quiser participar estão abertas e são gratuitas. Até o momento 240 pessoas se inscreveram. Quem quiser participar da caminhada pode se inscrever clicando aqui.

Do Fórum Chico Prego,  Sheila Caria, conta que o trajeto sairá de Serra sede, da praça da estátua Chico Prego até o sítio histórico. A chegada a Igreja de São José do Queimado está prevista para às 9h, do domingo (22). Durante o trajeto também serão preparados diversos momentos para que os caminhantes vivenciem a cultura Afro.

+ Restauro das ruínas do Queimado está quase concluído | Veja vídeo

Após a caminhada noturna da Serra-Sede até Queimado o sítio histórico será palco de celebração afroecumênica. Foto: Divulgação

A saída está prevista para à meia noite da praça Chico Prego. A concentração acontece um pouco antes na praça da Igreja Matriz, também na Sede, às 21h. Lá vão acontecer apresentações de culturais, como declamação de poesias e capoeira, além de Feira de Afroempreendedorismo.

Da praça Chico Prego, os caminheiros saem com destino ao sítio histórico do Queimado, passando pela região rural da cidade. “Vamos passar por Cascata, estrada de Aroaba, realizando a parada Afro Cultural no Sítio Recanto Morro do Céu. A caminhada continua em direção à Fazenda Roncetti sentido Queimado pela Estrada Chico Prego. Logo depois do CDP da Serra é realizada uma breve pausa para reagrupamento, no trevo próximo a entrada da pedreira. Em seguida sobe a ladeira à direita em direção a Lagoa Sarapongá, onde acontece uma nova parada para hidratação e compartilhamento. Em seguida a caminhada segue o seu destino final que é o sítio histórico de Queimado onde às 09h acontecerá a Celebração Afro Ecumênica”, detalha Sheila.

A chega está prevista para às 9h do domingo (22) onde acontecerá a celebração afroecumênica.

Programação na Semana do Queimado

A programação da Semana do Queimado vai começar na sexta-feira (13) quando se inicia o 2º Seminário do Queimado “Devolutivas e novas perspectivas”, às 18h, no CRAS de Laranjeiras. Vai ter homenagem aos guerreiros e guerreiras do Queimado. O seminário continua às 9h no sábado (14), no mesmo local.

Na quarta (18), será a abertura  da exposição sobre o Queimado, com artefatos e encontrados durante escavação arqueológica no sítio histórico, às 19h, no Museu Histórico da Serra, na Serra Sede.

Na quinta-feira (19), às 19h, acontece uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, às 18h e terá show com artista homenageado pelo movimento negro, às 20h30, na praça Chico Prego. Dia 25 de março, na Assembleia Legislativa acontece outra Sessão Solene, às 18h, em alusão a Insurreição do Queimado.

Comentários

Mais notícias

Fábio Duarte, escolhido por Audifax para ser o seu sucessor, fala um pouco da sua história

Administrar uma Prefeitura como a da Serra, o município mais populoso do Estado, não é para qualquer um. Suceder um prefeito que tem a...

Destruição da Mata Atlântica reduz no ES, mas cresce em outros estados

Em tempos onde Brasília age abertamente para reduzir a proteção ambiental no país, uma boa notícia para os capixabas. Houve redução de 31% na...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!