Nesta quarta e quinta-feiras, dias 14 e 15, o Pontão de Cultura Academia de Sonhos realiza uma formação inédita voltada para artistas e agentes culturais surdos da Grande Vitória e interior do estado. O workshop tem como foco a elaboração de portfólios e o cadastramento no Mapa Cultural ES, ferramentas essenciais para o acesso a editais e recursos do setor, tendo como público-alvo exclusivamente a comunidade surda.
De acordo com apuração do TN, diferenciando-se de formações com tradução simultânea, este workshop será ministrado totalmente em Libras pelo especialista Cássio Oliveira. Cássio é doutorando em Linguística Aplicada (Unicamp), mestre em Educação (Ufes) e tradutor/intérprete com mais de 15 anos de experiência. A escolha de um instrutor surdo ou fluente visa garantir uma imersão direta e sem barreiras linguísticas para os participantes.
A iniciativa faz parte do projeto “Criar, Fortalecer e Ampliar a Rede Colaborativa dos Pontos de Cultura do Município da Serra”, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Edital nº 006/2024 da Secult-ES.
O conteúdo foi articulado com base na vivência de Cássio Oliveira junto a associações de surdos em Colatina, Cariacica, Vitória e Aracruz. O objetivo é ampliar o acesso cultural incluindo a comunidade surda na cadeia produtiva da cultura, fortalecendo sua presença no cenário cultural capixaba.
Leia também
As atividades são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Eliziário Rangel. Os interessados devem escolher apenas um dos dias para participar.
Serviço:
- Datas: 14 (quarta-feira) ou 15 (quinta-feira) de janeiro de 2026.
- Horário: Das 14h às 17h.
- Local: Pontão de Cultura Centro Cultural Eliziário Rangel.
- Endereço: Rua Eliziário Rangel, São Diogo, Serra/ES.
- Informações para a imprensa: Maria Marta Tomé/(27) 99995 6731